14 outubro 2011

Peña Trevinca

Caros amigos montanheiros:








O CMB - Clube de Montanhismo de Braga, estará uma vez mais nesta época em Peña Trevinca, que corresponde ao ponto mais alto da zona de montanha do Lago de Sanabria.


A actividade decorrerá nos dias 5 e 6 de Novembro (Sábado e Domingo), estando a partida prevista para as 6h30m em Braga (junto à ex-Bracalândia), com o regresso a esta cidade pelas 20/21 horas de Domingo.


A dormida será realizada na montanha, em tenda, junto ao cume de Peña Trevinca.


A dificuldade será média e, claro, essa dificuldade estará também dependente das condições climatéricas.


Gostariamos que aqueles que estivessem interessados em participar, nos comunicassem esse facto até ao final do mês de Outubro, para nos podermos organizar no que respeita a viaturas e tendas.


Vem daí


Saudações montanheiras



A Direcção do CMB


7 comentários:

  1. Boa noite.
    Estou a pesquisar acerca do Peña Trevinca, de modo a juntar o maior numero de informações, para puder organizar a minha jornada.

    Se me permitem a pergunta, e suscitou, depois de ler o vosso post, aqui dizem que a dormida foi em montanha junto ao Cume.

    Podem-me informar se é preciso algum tipo de autorização para puder fazer pernoita, se existe algumas regras especificas para o efeito?

    É que até agora a minha ideia era percorrer desde a Laguna de los peces até ao Peña Trevinca e regressar no mesmo dia (cerca de 25km).

    MCumps,
    Filipe Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe. Antes de mais, obrigado pelo teu comentário. Relativamente ao facto de acampar em Peña Trevinca, todos os anos vamos lá e sempre aproveitamos um fim de semana acampando junto do cume.É possível fazer todo o percurso num só dia, mas para além do desgaste físico, não se consegue disfrutar da caminhada que passará a ser uma corrida contra o tempo. Segundo o que sabemos, em Espanha (dependendo das montanhas) é permitido pernoitar acima dos 1600 metros o que quer dizer que podemos montar a tenda ao final do dia, mas será conveniente desmontar ao nascer do dia (informação transmitida por vários guardas de refúgio). É conveniente (embora não seja preciso dizer) não deixar lixo no local, não fazer fogueiras, não incomodar os animais, não danificar a flora, etc. entretanto podes consultar o "decreto 140/96 de 9 de diciembre relativo a este assunto:

      “Decreto 140/96, de 9 de diciembre, sobre acampada y actividades de ocio y recreo en terrenos forestales y áreas de conservación del medio natural"

      Esperamos ter ajudado.

      Eliminar
    2. Agradeço desde já a resposta e a informação fornecida é sem dúvida preciosa.

      Se as condições meteorológicas o permitirem, esta agendado 5,6,7 de Outubro para usufruir e conhecer um pouco deste parque natural. Em que o primeiro dia será sempre para fazer algum reconhecimento da região e conseguir o máximo de informações, junto da "Casa del Parque" e disseram-me também para contactar o "Agrupación Montañera Zamorana".

      A possibilidade de pernoitar seria sem dúvida uma mais valia, para ter um passeio bem mais proveitoso e claro deslumbrar de um anoitecer e um amanhecer na montanha!!!
      Existirá locais resguardados para a pernoita? É que pela foto do post e por todas as fotos que tem visto, o terreno aparenta ser sempre grandes áreas abertas.

      Mais uma vez agradeço toda a partilha de informação.

      Eliminar
    3. Olá Filipe, realmente as áreas são abertas, não existem muitos resguardos. O CMB vai para lá, como já é tradição em Outubro ou novembro (ainda não temos data específica).normalmente apanhamos com neve e acampamos numa zona aberta, mas ampla, antes de fazer cume. fica a sensivelmente uma hora ou menos do cume.mas se fizeres cume e passares para lá do cume, terás uma zona mais resguradada (não se pode dizer muito resguardada) mas pelo menos terás um pequeno riacho onde corre água, que com umas pastilhas purificadoras pode ser potável (embora normalmente se beba sem as pastilhas, mas pelo sim pelo não). Entretanto deixo o convite, pois seria um prazer usufruir da tua companhia numa das nossas actividades.

      Eliminar
    4. Boa noite!
      Desde já agradeço o convite e farei os possíveis para marcar presença numa das vossas actividades e se me permitem estenderei o convite à minha cara metade e companheira de montanha!

      Relativamente a Sanabria, já pedi umas informações ao "Agrupación Montañera Zamorana", mas infelizmente ainda não consegui uma resposta.
      Contudo pergunto se será possível me fornecerem as coordenadas dos locais de pernoita que me aconselharam?! Seria excelente, de modo a puder estudar se o possível trajecto anda perto desses locais.

      Obrigado mais uma vez.
      MCumps

      Eliminar
    5. Queria agradecer mais uma vez toda a informação disponibilizada!!!

      A jornada correu lindamente e o Peña Trevinca foi conquistado no dia 5!!! É sem dúvida um local a voltar!!!

      Cumprimentos,
      Filipe Sá.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

comentários