05 outubro 2011

A Mochila (3)

Como distribuir o peso na mochila
Esta é uma das dúvidas mais frequentes, como distribuir o peso na mochila. Vamos tentar ajudar , começando por lembrar que o bom equilíbrio da mochila nas costas é fundamental para o conforto e desempenho do utilizador. Por norma devem-se colocar as coisas mais pesadas em cima e as mais leves em baixo, o que pode fazer falta a qualquer momento deve ir nos bolsos laterais (se tiver bolsos laterais), ajustar bem a mochila ao corpo através das alças e do cinto. No entanto a distribuição dos equipamentos na mochila pode mudar de acordo com a actividade a ser praticada.
Quando efectuar caminhadas leves (terrenos suaves e descampados), aconselho a colocar o material pesado o mais alto possível e perto das costas, de forma a manter o centro de gravidade da carga na altura dos ombros.
Quando efectuar caminhadas médias (terrenos acidentados e trilhos em mata) e escaladas, uma vez que são situações que exigem passos altos, saltos, agachamentos e balanços laterais, o centro de gravidade deve situar-se na altura do meio das costas e próximo à mesma.
Quando efectuar caminhadas difíceis (terreno muito acidentado e mata fechada) e grandes cargas, pode-se colocar o equipamento pesado no fundo da mochila, o que permite maior liberdade de movimentos e consequentemente, menos desgaste físico.

O que levar na mochila? Como distribuir?
Ora aqui está uma pergunta pertinente e de difícil resposta, de qualquer forma vou dar algumas “dicas”, sendo conveniente informar que só após efectuar várias jornadas nos vamos apercebendo de como devemos seleccionar o nosso material a carregar, do que realmente faz falta e do que geralmente transportamos inutilmente, com a experiência vamo-nos apercebendo do que realmente faz falta e do que pode ser completamente desnecessário.
Deve evitar levar na mochila embalagens pesadas, de vidro, quadradas, pontiagudas ou muito rígidas. Quanto mais maleáveis e menores forem as coisas que levar, melhor aproveitamento fará do espaço na mochila. Evitar levar muita roupa desnecessária e volumosa. Aproveite todos os espaços vazios, como por exemplo, colocar os artigos de limpeza dentro da marmita, colocar meias dentro dos copos, retirar o rolo central rígido do papel higiénico, tudo deve ser pequeno por exemplo tente levar os produtos no tamanho “amostras grátis”. À quem defenda que a melhor forma é colocar a roupa na mochila toda amarrotada, outros defendem que a roupa ocupa menos espaço se for dobrada, outros se for enrolada, enfim, o melhor será experimentar todas as opções e ver qual se adequa melhor. Convém embalar tudo em plásticos individuais uma vez que não existem mochilas 100% impermeáveis, embora algumas mochilas possuam uma resina interior que apenas retarda a penetração da água no seu interior. Se a mochila não possuir uma capa impermeável para a chuva, será conveniente comprar uma (existem à venda individualmente para todos os tamanhos de mochila). Evitar colocar objectos com arestas e duros junto das costas, mesmo que ao inicio não incomodem muito, após uns kilometros não conseguimos continuar e teremos que parar para ajustar novamente o interior da mochila. Os objectos que se transportem fora da mochila devem ir bem presos e nunca ao dependuro, pois o balanceio torna-se incómodo e corremos o perigo de os perder. Convém ter sempre à mão os objectos essênciais, como por exemplo kit de primeiros socorros, alguma comida ligeira, lanterna, canivete, bússola e mapa, etc.
Mantenha a carga o mais leve possível, a carga máxima por pessoa não deve ser superior a um quarto do seu peso. Ajustar a mochila de modo a manter a carga junto às costas, mas sem restringir a circulação dos braços.
Seguidamente mostro um check-list de material que costumo usar para as minhas saídas, montanhismo e alpinismo. As listas são meramente indicativas, devendo cada um fazer os ajustes que considerar necessários. Não esquecer que se nos deslocarmos para o estrangeiro é conveniente levarmos a documentação necessária, como por exemplo Bilhete de Identidade, Cartão de saúde europeu, carta de condução, cartão multibanco, passaporte com validade, licença de montanheiro, seguro, etc.



Lista de material para Montanhismo
Roupa
. Calçado confortável, botas de montanha de preferência (nada a estrear)
. Calça ou calção confortável
. Calças impermeáveis (para o caso de chuva ou neve)
. Casaco impermeável (para o caso de chuva ou neve)
. Forro polar fino (para o caso de frio)
. Forro polar grosso (para o caso de muito frio)
. Roupa interior térmica
. Meias (de preferência sem costuras)
. Óculos de sol
. Luvas finas
. Luvas impermeáveis (para o caso de chuva ou neve)
. Gorro (para o caso de frio)
Material
. Mochila (cerca de 25 lt para caminhadas de um dia)
. Cobre mochila impermeável (para o caso de chuva)
. Colchonete (opcional)
. Lanterna (para o caso de cair a noite)
. Canivete
. Termos (entre 0,7L e 1L)
. Papel higiénico
. Sacos para o lixo
. Bolsa de primeiros socorros
. Toalhetes
. Polainas (para o caso de vegetação molhada, chuva ou neve)
Material Técnico
. Bastões de marcha
. Comida (sandes, barras energéticas, gel energético (ao critério de cada um)
. Máquina fotográfica (opcional)

Lista de material para Alpinismo
Roupa
. Botas de montanha (recomendo o uso de botas de montanha rígidas ou semi-rígidas para maior estabilidade em terreno nevado)
. Calças impermeáveis
. Casaco impermeável
. Forro polar fino
. Forro polar grosso
. Roupa interior térmica
. Meias (de preferência sem costuras)
. Óculos de sol
. Luvas finas
. Luvas impermeáveis
. Gorro
Material
. Mochila (45L a 65L)
. Cobre mochila impermeável
. Colchonete
. Saco cama
. Lanterna frontal
. Fogão + gás + isqueiro
. Tachos + talheres + canivete
. Caneca
. Termos (entre 0,7L e 1L)
. Papel higiénico + toalhetes
. Protector solar (factor de protecção superior a 30 ou protector de tipo "écran total")
. Sacos para o lixo
. Bolsa de higiene
. Bolsa de primeiros socorros
. Comida
. Tenda (1 para cada 2 ou 3 pessoas)
Material Técnico
. Bastões de marcha
. Piolet
. Crampons
. Polainas
. Máscara de neve
. Arnês
. Capacete
. Mosquetões (1 x HMS + 2)
. Descensor
. Aneis de fita (1 x 60 cm + 1 x 120cm)

Curiosidades
Uma forma de proteger os objectos de pancadas e da humidade é colocar a colchonete enrolada dentro da mochila e colocar o material no seu interior.











Como colocar uma mochila pesada nas costas quando se encontra sozinho? A forma mais fácil consiste em colocar a mochila em cima de uma rocha ou uma arvore caída e então introduzir-se no arnês. Caso contrário deve agarrar a mochila fortemente na parte superior e levanta-la até à coxa da perna flectida, então introduz-se um braço numa das alças e subir a mochila para as costas. De seguida introduz-se o outro braço e inclina-se o corpo para a frente para apanhar a fita do ajuste frontal e apertá-lo. Podemos depois em terreno fácil afrouxar as fitas dos ombros para que as ancas façam todo o trabalho.

Improvisar uma mochila, chamada de mochila em ferradura. Esta mochila pode ser usada para transportar confortavelmente objectos ao longo de grandes distâncias. Os procedimentos para construir uma são os seguintes, coloque no chão um pano com cerca de 1,5m x1,5m (A), coloque todos os objectos de um lado do pano e role-o com os objectos até ao extremo oposto. Ate cada uma das extremidades e coloque mais dois fios igualmente espaçados a atar o rolo (B). Junte as duas extremidades e prenda-as. O que tem agora não é mais do que uma embalagem compacta e confortável que pode passar de um ombro para o outro, sempre que necessitar (C).



Por: Amadeu Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários