29 outubro 2011

Ultra Trail Chismes-Dolpo (dia 29.10.2011)

Dia 29 de Outubro : 7ª etapa – De Lake Camp Site a Shey Gumba. Distância: 38 km. Desniveis: +2100m, -1900m, total 4000m. Altitudes alcançadas: mínima 3840m, máxima 5094m. Pernoita a 4160m.

No dia 29, esta 7ª etapa, será um dos dias mais curtos para percorrer, desde que se acerte com o caminho até ao próximo destino, que é Shey Gumba. Antes de chegarem à povoação de Khomangaon deverão contorná-lo pela margem esquerda em direcção ao passo Khoma 4565m, que se encontra por cima e ao fundo do mosteiro dessa povoação. Depois de percorrerem cerca de uma hora, chegarão a um ponto onde poderão admirar um entrelaçado de montanhas áridas com imensos caminhos. Alguns destes caminhos conduzem a montanhas nevadas e longínquas para onde se dirigem. Este é o momento de pensar bem nas indicações fornecidas para não se perderem, o que não é fácil derivado ao cansaço que se faz sentir. Prosseguirão percorrendo uma descida por vezes bem pronunciada. Nesta descida à sua esquerda encontrarão um caminho bem marcado, o qual devem tomar para os dirigir à povoação de Dungdargaon. Depois de passar esta povoação seguem o rio pela margem esquerda e 15 minutos depois encontram à sua esquerda uma garganta bem definida onde encontram uma ponte de madeira e mais à frente um moinho de água. Seguirão esta garganta até ao ponto “Sela 5094”. Seguirão sempre junto ao rio Namgung, o qual cruzarão várias vezes. Quando pensarem que estão próximos do final da etapa começa um trilho ascendente bem demarcado, o qual devem seguir, caso contrário podem perder-se. Depois desta subida poderão descansar os neurónios, pois ao final de 15 minutos estarão num local onde poderão visualizar as montanhas nevadas que alimentam o incrível lago Phoksundo. Este será o momento de iniciar a descida pelo único caminho que os levará até um dos mosteiros mais importantes do Dolpo “Shey Gumba”, local onde pernoitarão.