30 outubro 2011

Ultra Trail Chismes-Dolpo (dia 31.10.2011)

Dia 31 de Outubro : 9ª etapa – De Ringmogaon a Juphal. Distância: 40 km. Desniveis: +400m, -1800m, total 2200m. Altitudes alcançadas: mínima 2282m, máxima 3733m. Pernoita a 2475m.

No dia 31, esta 9ª etapa Será a última etapa do Ultra Trail Chismes Dolpo. Logo que começam esta etapa deparam com uma curta subida que os levará ao ponto mais alto do dia. De seguida iniciam uma descida onde se misturam pedras soltas com terra removida, ajudadas pela inclinação do terreno, que tornam propícias as quedas e os acidentes, pelo que os concorrentes deverão ter cuidados redobrados para evitar o pior no final da corrida. Aos poucos vão entrando em bosques de abetos, cujo percurso segue ao longo do curso do rio Phoksundo, por trilhos bem definidos ao longo das duas margens do rio que irão alternando passando as várias pontes de madeira que cruzam o rio. Devem seguir com atenção, pois irão encontrar um cruzamento com um trilho pouco definido, e será esse mesmo que devem tomar. Se porventura se enganarem no trilho não haverá problema, porque todos levam ao final da etapa, com um senão que sobem muito mais, obrigando a perder mmais tempo e dispender muito mais esforço. Após ziguezaguear pelo rio devido às várias pontes que têm que atravessar, chegarão à confluência dos rios Phoksundo e do rio Thuli Bheri. Devem seguir o curso do rio Thuli Bheri para baixo, para pouco tempo depois iniciarem a ultima subida que os levará ao final da corrida, onde cruzarão a meta situada num dos cantos da pista do aeroporto de Juphal.