17 outubro 2011

O Kit de Primeiros Socorros

No nosso dia-a-dia, a cada hora, a cada minuto, o perigo está sempre presente. Quando vamos para a montanha, não podemos esquecer que vamos para um meio adverso, onde as probabilidades de um acidente acontecer, aumentam significativamente. Cada montanha oculta diversos e diferentes tipos de riscos, podemos cair em buracos ou ribanceiras, tropeçar em troncos e raízes, esfolar braços e pernas, ferir olhos, etc. É lógico que o kit de primeiros socorros não irá resolver um problema de acidente grave na sua totalidade, mas pode minimizar as lesões, até se providenciar o transporte do ferido, pois será o único auxilio existente, uma vez que as farmácias e os hospitais se encontram muito distantes, para se aplicar o socorro com urgência. Por esse motivo transportar um kit de primeiros socorros na mochila pode ajudar muito. Coloca-se neste momento uma questão pertinente “o que levar no kit de primeiros Socorros?”
Fazer um kit de primeiros socorros não é uma tarefa trivial. O kit de primeiros socorros deve ser pequeno, compacto e robusto, com o conteúdo embalado em pacotes impermeáveis. Eu pessoalmente aconselho um kit como o que transporto normalmente na mochila. O meu Kit de Primeiros Socorros é composto pelo seguinte material:
. Lençol térmico de sobrevivência prateada de um lado e dourada do outro. Serve para envolver a vítima conservando o calor do seu corpo.
. Pastilhas purificadoras de água (exemplo: Oasis – Water Purification Tablets). Coloca-se uma pastilha por cada litro de água e deixa-se actuar por um período de 10 minutos antes de beber a água. Estas pastilhas têm a função de destruir bactérias perigosas que se encontram em água contaminada, protegendo-nos contra as doenças por estas causadas. Pois nunca sabemos a água que vamos encontrar.
. Luvas descartáveis, para nos protegermos de sangue e protegermos a vítima de bactérias.
. Tesoura. De preferência com pontas arredondadas, para evitar ferir a pele da vítima.
. Pinça. Para extrair pequenos detritos de feridas, entre outras funções.
. Rolo de fita adesiva, para fixar as compressas, entre outras funções.
. Pensos rápidos, para pequenas feridas.
. Ligaduras elásticas, de várias medidas.
. Compressas. De vários tamanhos e suficientes para absorver bastante quantidade de sangue.
. Soro Fisiológico em embalagens individuais, para lavar feridas.
. Pastilhas de Magnésio (exemplo: Magnesium-OK). Para as situações de caímbras, cansaço físico e fadíga muscular.
. Repelente de insectos, Geralmente roupa espessa protege, mas quando estiver calor não será muito confortável esta situação, pelo que sugiro o repelente.
. Lenços triangulares. Para cobrir feridas e imobilizar membros (oportunamente colocarei um artigo sobre utilização de lenços triangulares)
. Alfinetes de segurança (tipo alfinetes de dama) para prender ligaduras, lenços triangulares, etc.
Quanto a medicamentos apresento uma lista que aconselho a incluir no kit de primeiros socorros:
. Paracetamol (exemplo: Ben.u.Ron). Para situações de febre, dores e cólicas. Para pessoas que pesem menos de 50 kg devem tomar até 4 vezes ao dia de 500mg, e 1000mg para pessoas acima desse peso.
. Loperamida (exemplo: Imodium). Para situações de diarreia, cápsulas de 2mg em SOS até 6 por dia.
.Metoclopramida (exemplo: Primperan). Para situações de vómitos. Em caso de SOS, comprimidos de 10mg.
. Cetirizina (exemplo: Aerius). Antialérgico. Em caso de SOS até 2 vezes ao dia (este medicamento interfere com o álcool, pelo que não deve ser misturado).
Relativamente aos medicamentos, cada pessoa deve levar consigo a medicação individual de casos de doença crónica ou medicação que esteja a efectuar no momento.
Quanto ao kit de primeiros socorros, é preciso saber utilizar todo o equipamento disponível. Para isso aconselho que cada um efectue um curso de primeiros socorros ou no mínimo levar no grupo duas pessoas que tenham conhecimentos de primeiros socorros.
A lista parece extensa, no entanto tudo cabe numa embalagem pequena e esperemos que nunca seja preciso utilizar nada do seu conteúdo. Mas como todo o cuidado é pouco, boas caminhadas e muito cuidado, principalmente nas descidas e no regresso, quando já estamos todos relaxados ou cansados, pois é aí que se dão os principais acidentes.

Por: Amadeu Barros

2 comentários:

  1. E a questão da validade dos remédios e soro... Venceu é lixo e compra outro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lógicamente que medicamentos que estejam fora de validade devem ser excluídos entregando-os numa farmácia para destruição e devem ser repostos com nova medicação dentro da validade no respectivo kit.

      Eliminar

comentários