10 março 2016

Diarreia do viajante




Tratamento




Medicamentos para o tratamento da infecção





Se os sintomas não melhorarem e a diarreia persistir, após dois ou três dias, pode ser necessário um tratamento com antibióticos.





Na ausência de um diagnóstico de laboratório, o antibiótico mais eficaz e seguro é ciprofloxacino na dose de 500 mg a cada 12 horas durante três dias, que é especialmente eficaz na diarreia causada pela Salmonella, Shigella e Campylobacter e na febre tifóide.





Também é eficaz para infecções respiratórias e urinárias. O Ciprofloxacino deve ser usado com precaução nos pacientes com antecedentes de epilepsia, nos pacientes com insuficiência hepática ou renal, na gravidez e em crianças. Também pode causar tendinites; o tratamento deve ser interrompido imediatamente se surgir dor numa extremidade ou surgirem sinais inflamatórios.





Se se suspeitar de disenteria amebiana, o medicamento a eleger é o Tinidazol na dose de 2 g (4 comprimidos) pela manhã durante três dias, seguido de Fluorato de Diloxanida na dose de 500 mg a cada 8 horas durante três dias.






Este tratamento também é eficaz para a Giardiasis. Se não tivermos Tinidazol, uma alternativa aceitável, ainda que não seja tão eficaz, é o Metronidazol na dose de 800 mg a cada 8 horas durante cinco dias.





Convém ter presente que quando se toma Tinidazol, ou Metronidazol, não se deve ingerir álcool.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários