16 março 2016

Diarreia do viajante




Elaboração de uma estratégia







Os entendidos no assunto mantém diferentes atitudes para o uso de medicamentos anti-diarreícos e antibióticos.





Uma aproximação conservadora seria simplesmente manter a hidratação inicialmente, com goles de água, seguidos de uma solução de rehidratação oral no caso de os sintomas serem graves ou durarem mais de 24 horas.





A menos que as náuseas e os vómitos o impeçam, deveria manter-se a ingestão de pequenas quantidades de alimentos simples e de fácil digestão, assim como evitar o consumo de álcool e de alimentos pesados e gordurosos.





O ponto de vista de alguns entendidos na matéria, será fazer rehidratação oral e administrar tratamento sintomático desde o primeiro momento.
Uma abordagem mais activa, recomendada por alguns entendidos, seria começar o tratamento com uma quinolona (Ciprofloxacino na dose de 500 mg a cada 12 horas) a partir do primeiro sintoma, além desse medicamento, ou em sua substituição, fazer tratamento sintomático.





 A maioria dos entendidos preferem reservar o tratamento antibiótico para os casos que não respondem rápidamente ao tratamento sintomático isolado, ou para as circunstâncias em que é crucial para o paciente ver-se livre dos sintomas rápidamente.





No próximo artigo ainda voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários