29 março 2018

Montanhismo



Equipamento básico

A Roupa




O corpo do desportista deve-se encontrar resguardado tanto do sol, como do vento, da chuva, da humidade, etc. Além disso, devemos cobrir com especial cuidado partes tão delicadas como os pés, as mãos e a cabeça e levar na mochila roupas apropriadas para previsão de alterações climatéricas.




Devemos levar connosco agasalhos suficientes, mas sem esquecer que caminhando ou realizando esforço, entraremos em calor, pelo que será tão mau levar roupa excessiva como insuficiente.




Igualmente como fazemos com os pés, devemos vestir-nos com várias camadas de roupa. Cada uma delas cumprirá um objectivo e poderemos libertar-nos das diferentes camadas em caso de necessidade e guardá-las na mochila.




A proteção contra o frio deve combater igualmente o vento e a humidade.
No inverno, o frio pode ser acompanhado por chuvas.




Se nos molharmos e soprar o vento ou o sol estiver coberto, não nos secaremos e passaremos frio. Para evitar isto devemos levar um impermeável na mochila.




Uma camisola de algodão ensopada não nos libertará do frio pelo que será melhor libertar-nos dela para conseguir algum calor. A lã, por exemplo, continuará a agasalhar-nos mesmo que esteja molhada.




 No entanto, uma das opções mais lógicas é aproveitar-nos das melhorias alcançadas com tecidos sintéticos como o polipropileno, que evitam a absorção da humidade.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...




Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários