21 março 2018

Montanhismo



Equipamento básico

A Roupa





Também se pode perder temperatura ao estar em contacto com objetos frios, que literalmente nos roubam o calor por condução. sentar no solo gelado, sobre o gelo ou a neve ou sobre uma rocha muito fria, tocar objetos metálicos ou andar com a roupa molhada são formas de perder parte da nossa temperatura corporal.




A forma de o evitar é colocando isolamento entre esses objetos e o nosso corpo e mudar rapidamente a roupa que se tenha molhado.




O calor que geramos aquece o ar próximo da pele através do mecanismo da radiação. A roupa que tivermos vestida deve manter esse ar quente e evitar que se escape ou de outra forma vamos esfriar por efeito da convecção, ou o que é o mesmo, pelo movimento do ar. Para o evitar, as nossas roupas devem ser isolantes e à prova de vento.




Se no verão o suor contribui para nos refrescar, é fácil depreender que em condições de clima frio a evaporação do suor supõe uma perda de temperatura que se pode agravar se este ensopar a roupa e fizer funcionar o mecanismo da convecção.




As roupas que escolhermos devem ser isolantes, como já se disse, mas também transpiráveis de forma que a evaporação se produza de forma natural sem ensopar a roupa.




Por fim, devemos saber que a própria respiração, quando estamos submetidos a um exercício intenso e num ambiente de baixas temperaturas, pode fazer com que se perca calor ao inalar ar frio. Respirar pelo nariz tornará esta perda de calor mais suave.




O objectivo das roupas que elegemos antes de sairmos , deve-se adaptar às necessidades mais importantes, deixando a moda para último lugar.




Como é lógico, a época do ano e a região na qual nos encontremos será o fator mais decisivo na nossa eleição. A regra principal é que nos proteja.




No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...




Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários