15 março 2018

Montanhismo




Equipamento básico

A Roupa






A indumentária do montanheiro será um dos fatores mais importantes para garantir o seu bem-estar a todo o momento. Um dos maiores perigos da montanha é a hipotermia, quer dizer, uma descida generalizada da temperatura corporal, que se for prolongada pode conduzir à morte.





Por isso, a eleição da roupa é fundamental para garantir a sobrevivência e para disfrutar da experiência. Será tão mau levar demasiada roupa como levar pouca, embora seja preferível pecar por excesso do que por defeito.





Mas um montanheiro não depende exclusivamente da sua roupa para conservar o seu calor. Uma alimentação correta, uma boa preparação física e inclusive a atitude mental ou a experiência serão fatores determinantes para manter uma temperatura adequada.





Vejamos quais são os mecanismos da perda de temperatura para os conhecermos e sabermos como os combater.





Quando nos agasalhamos tentamos evitar perder temperatura devido à radiação, quer dizer, pretendemos evitar que se nos escape o calor que gera o nosso corpo ao entrar em contacto com o ar frio.





Como exemplo, convém saber que ter a cabeça descoberta pode fazer com que percamos aproximadamente 50 a 75% do calor produzido, a temperaturas entre 5ºC e -15ºC.





 Por isto, fica esclarecido que os capuzes, os gorros e/ou os passamontanhas são fundamentais.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários