18 maio 2017

Montanhismo

História


A relação do homem com a montanha, remonta à pré-história. O espírito de superação e a curiosidade que nos caracteriza levou-nos em diversas ocasiões a tratar de chegar mais longe e mais alto. 


Mas o que nos interessa neste artigo, e que falaremos de forma muito superficial, é a história do desporto em si, que conta com pouco mais de duzentos anos.

Ainda assim é uma história longa se a compararmos com a do raffting, do parapente ou o canyoning, etc. Ao longo destes anos observou-se uma evolução constante das técnicas, dos materiais e também pelos objetivos dos homens que enfrentaram a montanha. 




O que não mudou foi a atração magnética que as altitudes e as paisagens de montanha exerceram sobre o ser humano.


Existem alguns dados antigos como a ascensão de Rotario D'Asti ao Rocciamelone, de 3.583 metros de altitude que teve lugar no ano de 1358.


 Também em 1492, após a recusa de fundos para a expedição de Cristóvão Colombo, o Rei Carlos VIII ordenou a Antoine de Ville que escalasse o Monte Aiguille. 



Mas deixando de lado algumas tentativas isoladas motivadas por razões religiosas ou militares, os primeiros cumes suscitaram principalmente curiosidade e as expedições foram organizadas por exploradores e cientistas.

Os historiadores situam o nascimento do espírito desportivo na ascensão do Monte Branco, levada a cabo por Horace Bénédict de Saussure, em 1786. 



Rapidamente seguiram-no outros e lentamente a montanha começou a mostrar interesse a pessoas normais que não procuravam mais do que a sua própria gratificação.
Assim surgem dois tipos de alpinismo: o de exploração e o desportivo, que convivem durante decénios.

O primeiro deles extingue-se nos Alpes, quando já se escalaram todos os cumes e muda-se para outros lugares do mundo.


Persiste nos Himalaias até 1964, quando se coroa o Sisha Pangma, o último dos oitomil.


O segundo, o alpinismo desportivo, não sofreu esse inevitável declive e pelo contrário cresceu e evoluiu.


O pai deste desporto é sem dúvida Alfred Frederik Mummery, de nacionalidade inglesa e que praticava um alpinismo vital e competitivo e que introduziu o que ele chamou de meios leais, semeando a semente da ética desportiva do alpinismo. 


Também foi britânico o primeiro dos clubes alpinos, nascido em 1857, que foi imediatamente seguido por um clube austríaco que viu a luz em 1862 . Um ano depois surgiram os clubes Suiço e Italiano.

No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...


Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários