11 maio 2017

Montanhismo




Com este artigo, vamos iniciar um novo tema relacionado com o montanhismo.

Existe uma grande variedade de desportos considerados de risco e aventura. Entre todos estes desportos, o do montanhismo é talvez o que engloba mais caraterísticas que todos os outros e conta com uma tradição bastante antiga. O impulso que fez evoluir o homem, que leva a explorar e a superar-se a si mesmo, é o próprio que empurra alguns a escalar as montanhas, ainda que cada um deles tenha as suas próprias motivações.



Na montanha, o desportista enfrenta a natureza, em ocasiões mais selvagens e duras, mas também a mais avassaladora e bela. O facto de alguns picos estarem reservados a apenas poucas pessoas e que seja necessário contar com experiência e treino para chegar a coroar esses picos, faz deste desporto uma contínua sucessão de metas que mantém sempre viva a emoção e a ilusão.


Na montanha precisaremos de uma infinidade de conhecimentos, tantos que estes artigos não são suficientes para abordar convenientemente todos eles. Desde a correta alimentação, fundamental para que o corpo do desportista responda adequadamente ao esforço, até à meteorologia, passando pela sobrevivência, a orientação, os primeiros socorros e todas as técnicas de escalada em todos os diferentes meios. Também durante a aproximação aos locais de escalada, será frequente a necessidade de acampar, e durante esse tempo será imprescindível a alimentação e o descanso adequados.



Uma vez que será impossível tratar todos esses temas com a necessária profundidade, estes artigos apenas servirão para vos colocar no caminho de um passatempo que se pode converter em paixão.



Novamente refiro que estes artigos não podem ser os únicos pontos de referência para praticar este desporto. Qualquer atividade que se desenrole na natureza será afetada por uma infinidade de fatores imprescindíveis que apenas se podem enfrentar e ultrapassar com a suficiente experiência, que apenas se adquire com a prática e esta deve-se realizar sempre debaixo da supervisão de profissionais qualificados.



Para aqueles que desejam aprofundar os poucos conhecimentos e técnicas que vou descrever, aconselho que procurem as diferentes escolas e federações desportivas que se encarregam de formar adequadamente os futuros montanheiros. Isso permitirá, não só praticar este desporto com as suficientes garantias e segurança, mas também disfrutar ao máximo esta atividade.



No próximo artigo daremos continuidade a este artigo. Até lá...



Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários