04 maio 2017

Expedições Polares

Outros perigos




Entre outros perigos polares inclui-se o risco de sufocar por monóxido de carbono numa tenda de campanha coberta pela neve ou numa cova de gelo. Deve-se verificar frequentemente os orifícios de ventilação para garantir que não estão obstruídos pelo gelo proveniente do vapor de água.



 Algumas expedições polares ocorrem a uma altitude em que é provável ocorrer o "mal de montanha".



Ainda que os animais selvagens do hemisfério sul costumem ser amistosos, já não se pode dizer o mesmo dos ursos polares, que podem estar perigosamente interessados na nossa presença. Devemos informar-nos na zona se é conveniente transportar armas de fogo.


Muitos aspetos da medicina e a fisiologia foram estudados por pessoas  pertencentes a grupos governamentais de investigação cientifica, mas os resultados destas investigações podem ser difíceis de obter porque são publicados em revistas científicas especializadas. 



É difícil levar a cabo investigação de campo em condições extremas, mas um médico entusiasta sempre encontrará oportunidades para desenvolver um pequeno projeto de investigação. Uma boa fonte para começar a ler sobre investigação médica em zonas polares é "Man in the Antartic".



O maior perigo do meio polar reside em que não estamos habituados a ele. Quando se compreendem os perigos e se tomam precauções frente a eles, a beleza, limpeza e isolamento das zonas polares possuem um prazer inesgotável aos afortunados que se aventuram nelas.



E com este artigo concluímos este tema. No próximo artigo voltaremos com nova temática. Até lá...


Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários