01 junho 2016

Infecções frequentes nos viajantes




HIV e Sida






Prevenção




De momento não se tem conhecimento de nenhuma vacina contra o HIV e nada faz pensar que exista brevemente. De momento a infecção é incurável. No entanto um uso adequado de medicamentos anti-retrovirais, como a zidovudina, a didanosina, a zalcitabina e os inibidores da protéase, pode prolongar em quase dois anos a média de sobrevivência dos pacientes diagnosticados com SIDA.













Se após poucas semanas de ter sido infectada, uma pessoa apresentar um síndroma febril agudo, parecido com o da mononucleose infecciosa com dor de garganta e erupção cutânea,  recomenda-se uma série de tratamentos com três anti-retrovirais.






Recomenda-se tratamento anti-retroviral durante quatro semanas para quem se tenha picado com sangue contaminado com o HIV.





Este tratamento também se pode considerar para pessoas que praticaram relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada pelo HIV, ou com fortes probabilidades de estar infectada.





Nestes casos o tratamento deve começar o mais cedo possível. Se existir a suspeita de uma possível exposição ao HIV é urgente consultar um médico especialista.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá…





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários