08 abril 2015

Resgate de vítimas em avalanches




Resgate de vítimas em avalanches

Busca sem detectores

. Se a busca rápida com os nossos meios não resultar, deve-se marcar a área de possível busca e envia-se alguém para pedir ajuda às equipas de socorro.





. Se a sondagem inicial não der resultados positivos, deve-se efectuar uma sondagem minuciosa. Os buscadores colocam-se mais próximos uns dos outros, ombro com ombro, e à voz de comando sondeiam à frente do pé direito, no centro e para à frente do pé esquerdo, mais ou menos a cerca de 25 cm. De seguida avança-se com pequenos passos, cerca de 30cm. Este tipo de sondagens lentas, apenas são possíveis com a colaboração de equipas de resgate com meios.




. Perante a possível actuação de cães de resgate, deve-se evitar urinar, fumar, comer ou deixar roupa ou objectos retirados, na zona de busca, devido à confusão de cheiros que se podem criar aos cachorros. Deve-se guardar acumulados todos os bens numa zona segura de armazenamento e descanso, tendo presente a direcção do vento para que não interfira no olfacto do animal quando efectua a busca.







. Se for prevista a actuação de grupos de resgate, deve-se facilitar as suas tarefas criando um acesso facilitado à zona do acidente, pisando bem a neve, sinalizar e preparar um heliporto que se comunique fácilmente com a zona de busca.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários