16 julho 2012

Mont Blanc – mais uma aventura do CMB se aproxima



Aproxima-se a passadas largas a partida de alguns montanheiros membros do CMB para o Mont Blanc, ponto mais alto dos Alpes


Está agendada para as 22 horas do próximo dia  27 de Julho de 2012, a partida de dez montanheiros membros do CMB (Clube de Montanhismo de Braga) para o mítico Monte Branco.


Estes montanheiros são respectivamente, Paulo Costa, Amadeu Barros, Osvaldo Oliveira, Daniel Ribeiro, Claudio Ribeiro, João Rodrigues, Victor Veloso, Paulo Soares, Manuel Ribeiro e Manuel Martins, que, com alguma ansiedade, vão entretanto preparando todo o equipamento necessário para mais esta jornada.


O Monte Branco (em Francês “Mont Blanc”) é a mais alta montanha dos Alpes e da Europa Ocidental, atingindo uma altitude de 4810,45 mts, embora esta possa variar um pouco de ano para ano, em função das condições atmosféricas. É comum estimar-se a sua altitude entre 4808 mts e 4810 mts. As duas cidades mais conhecidas, situadas nas suas proximidades são “Chamonix” (França) e “Courmayeur” (Itália). Esta montanha é muito conhecida, no meio dos montanheiros, tendo sido alvo de grandes conquistas e recordes, e infelizmente tendo sido também responsável por inúmeros casos mortais. É considerada uma montanha de alto nível técnico e bastante fustigada pelas adversidades meteorológicas. Este grupo de montanheiros está consciente das dificuldades que irão encontrar, tanto a nível técnico, como físico, esperando ter alguma cumplicidade da meteorologia para conseguirem alcançar o cume do tão desejado Monte Branco.




Esta aventura está planeada da seguinte forma:

Após efectuarem uma viagem em viaturas, de aproximadamente 1.800 km, estes montanheiros esperam chegar a Chamonix no Sábado, dia 28 de Julho de 2012 ao final da tarde, onde desfrutarão de um merecido descanso num parque de campismo que servirá de base para toda a aventura.



No Domingo 29 de Julho, têm agendado uma caminhada de Chamonix até Montvert, com o intuito de fazer alguma aclimatação à altitude.

Seguidamente de Montvert, descerão para o Glaciar, “Mér de Glasse” por onde progredirão e até subir por uma via ferrata para Couvercle, que já se situa nos 2687 mts.



 Dormirão junto ao respectivo refugio e no dia seguinte regressarão a Chamonix por uma nova via, sempre sobranceira ao glaciar e com vistas deslumbrantes.

Segunda-feira, 30 de Julho de 2012, será dia de descanso e no dia seguinte, tem início a aventura propriamente dita, saindo o grupo de Chamonix e deslocando-se para Tête Rousse onde pensam pernoitar nas tendas junto ao refúgio aí existente.





Na Quarta-feira dia 01 de Agosto de 2012, iniciarão a subida para Gouter, onde, se o camping não estiver proibido, pensam pernoitar nas tendas junto ao refúgio.




Na Quinta-feira dia 02 de Agosto de 2012 está previsto o assalto final ao cume do Monte Branco. Nesse dia está previsto iniciar a caminhada pelas 3h da manhã, partindo de Gouter em direcção ao cume do Monte Branco, numa marcha que durará previsivelmente 5h desgastantes.





Após a esperada conquista do cume e as fotos da praxe, faz-se o extenuante regresso a Chamonix.


Um dos problemas que se depara de momento, é a proibição de fazer campismo no Monte Branco, o que poderá obrigar estes montanheiros a efectuar reservas nos vários refúgios. Outro problema que se poderá deparar e de longe o mais importante, será a meteorologia, que se deseja seja melhor que os actuais dias, de forma a tornar esta aventura menos perigosa, que por si só já é carregada de dificuldades e armadilhas.

Estes montanheiros contam no grupo com alguns elementos que já conquistaram o cume do Monte Branco, o que ajuda a efectuar o percurso com maior cautela, aliada à vasta experiência e conhecimentos técnicos que possuem parte dos montanheiros que constituem este grupo, o que por si só já é um sinónimo de Vitória.



O objectivo principal deste grupo de montanheiros, será alcançar o cume e desfrutar da paisagem durante todo o trajecto até alcançar o mesmo, pelo que se as condições se tornarem demasiado perigosas, não haverá hesitação em abortar a missão, pois o principal objectivo é regressarem todos de saúde e a salvo a suas casas.


Que o espírito da montanha acompanhe estes montanheiros e lhes proporcione mais uma aventura coroada de sucesso.


1 comentário:

  1. Parabéns a todos os alpinistas do CMB que fizeram cume no Grand Paradiso e Mont Blanc.
    A história das pessoas, das comunidades ou dos movimentos associativos fica marcado por aquilo que os seus agentes fazem e das marcas que ano após ano deixam nesses núcleos. Parabéns por isso, por mais uma pegada na história do CMB. Zé Nuno

    ResponderEliminar

comentários