11 julho 2012

ALIMENTAÇÃO (a cozinha na montanha) - 2ª parte




ALIMENTAÇÃO –FONTES DE ENERGIA

O montanhismo é uma modalidade desportiva de resistência, para a qual,  imensas vezes é necessário produzir combustível aos músculos. A provisão desta energia consegue-se através da combustão de hidratos de carbono e gorduras. Embora também sejam importantes, neste caso as proteínas têm um papel secundário. Os alimentos mais importantes para uma actividade demorada, são os hidratos de carbono, porque se transformam rapidamente em energia consumindo pouco oxigénio. Concerteza, os depósitos de hidratos de carbono do corpo (chamado glicogénio) são limitados. Se estes se esgotam, o corpo começa a consumir gorduras. Para isso necessita de mais oxigénio, para compensar a mesma quantidade de energia necessária. O consumo de oxigénio cresce enormemente, o que transposto para a prática, significa que quando se inicia o consumo de gorduras, a capacidade de rendimento diminui consideravelmente.



Os hidratos de carbono podem-se ingerir em forma de arroz, batatas, massas, pão e alimentos à base de farinhas. Nos dias próximos e principalmente na noite que antecede a saída para a montanha, devia-se ingerir uma comida rica em hidratos de carbono, de forma a encher os “depósitos”. Por outro lado, com o treino da resistência, o corpo humano melhora a sua capacidade de armazenar glicogénio.
Ainda que os comprimidos de glicose proporcionem sobre a marcha, um imediato aumento da glicose, e por conseguinte, um rápido aprovisionamento de energia, o efeito é no entanto de curta duração, o “abafo” aparece com igual rapidez. É mais razoável, fazer de vez em quando, uma pequena pausa para comer algo sólido e eficaz. Sem margem para dúvidas, é preferível efectuar várias paragens curtas para comer, do que enfartar o estômago de uma só vez.
A altitudes incomuns, muitos escaladores sentirão uma certa falta de apetite. É a consequência de uma adaptação do corpo à altitude inadequada. Por esse motivo, a partir de determinadas cotas, convém dar um valor especial ao “gosto” para abrir o apetite.


Após esta breve introdução, tentaremos nas próximas linhas aprofundar o assunto, pelo que aconselhamos a leitura atenta das mesmas.


NUTRIÇÃO

Quando fazemos montanhismo temos que pensar que o corpo funciona como uma máquina (sendo na verdade, uma máquina orgânica), um complexo mecanismo que precisa ser alimentado convenientemente para obter o máximo rendimento. Se não for recarregada com os componentes devidos e na proporção necessária, a máquina pode avariar e esta contingência pode acarretar graves consequências se ocorrer quando estivermos a muitos quilómetros da ajuda.



A nutrição é o processo pelo qual a comida se decompõe e é utilizada para produzir energia ou para gerar os tecidos. A energia é imprescindível para sobreviver. Se um adulto normal estivesse todo o dia na cama, necessitaria de cerca de mil calorias para que o seu corpo funcionasse, o seu coração batesse e a sua temperatura se mantivesse estável, sem perder peso.  No entanto se estiver muito frio, é preciso aumentar o consumo de calorias, porque é necessária mais energia para manter o corpo quente. Se estivéssemos a fazer esqui de fundo ou caminhadas com uma mochila muito pesada, o nosso consumo de calorias teria que se elevar para seis mil ou mais, pelo que é importantíssimo prestar atenção ao que comemos.



Teremos que ingerir uma quantidade equilibrada de proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e outros, para que o corpo possa funcionar bem. O excesso de uma coisa ou a falta de outra podem acarretar-nos problemas. Por isso mesmo é importante saber qual o papel que desempenha cada um destes elementos nutricionais, para que o nosso corpo continue a funcionar.


AS PROTEÍNAS

São necessárias proteínas para crescer, fortalecer e reparar os tecidos musculares. Um adulto normal necessita de cerca de 85 gramas de proteínas por dia, metade das quais devem ser de origem animal. As principais fontes de proteínas são, o leite, o peixe, a carne e os ovos. Os vegetarianos têm que tomar aproximadamente 142 gramas diárias de outras fontes de proteínas para manterem uma alimentação equilibrada.  As proteínas são na realidade moléculas de aminoácidos. Com a excepção de oito deles, o corpo pode sintetizar todos os aminoácidos. Estes oito constituem aminoácidos essenciais que devem ser consumidos regularmente. As fontes mais importantes destas proteínas são os produtos animais, sendo por este motivo que os vegetarianos devem consumir maiores quantidades diárias, em virtude de nos legumes a concentração de proteínas ser menor. A carne, o peixe, o queijo, os ovos e o leite, contém todos os aminoácidos essenciais, enquanto que a maioria dos vegetais carecem de um ou outro deles.



Como as crianças estão ainda em fase de crescimento, as suas necessidades de proteínas para formar o corpo são muito mais elevadas, pelo que  devem consumir diariamente o dobro ou o triplo do que um adulto.

Fontes animais de proteínas

O queijo é a fonte mais rica de proteínas, porque aproximadamente um terço do seu peso corresponde a proteínas. O bacon e a carne de vaca sem gordura, têm cerca de 25 por cento de proteínas; os ovos cerca de 12 por cento e o leite aproximadamente3,5 por cento.

Fontes vegetais de proteínas

Os feijões  e as ervilhas têm cerca de 20 por cento de proteínas; o pão tem cerca de 6,5 por cento e as batatas  têm 2,2 por cento.




AS GORDURAS

As gorduras são importantes porque fornecem ao organismo algumas vitaminas solúveis em lípidos, contudo os especialistas não concordam  que se deva tomar uma quantidade mínima todos os dias. O corpo deve ter ácidos gordos, e uma das razões mais importantes para comer gordura é que esta nos faz sentir saciados. Na verdade o que nos faz sentir que acabamos de comer um grande prato de comida é a gordura que entra no nosso estômago. Provavelmente ficaremos  desapontados, quando  tendo ingerido a quantidade necessária de calorias,  não nos sentimos cheios. Todavia, se comemos muita gordura e depois não a queimamos, esta acaba por armazenar-se no nosso corpo.



Se fazemos viagens longas ou fazemos provas de resistência física, iremos consumir a gordura do corpo. No entanto, esta é uma utilização da energia que acaba por ser  pouco rentável. Faz falta cerca de 10 por cento mais de oxigénio para libertar energia da gordura do que acontece em relação aos hidratos de carbono, o que quer dizer que existe menos oxigénio disponível para o bombear para os músculos. Além disso, ainda temos a desvantagem muito importante de termos que carregar com peso a mais. A manteiga e a margarina são aproximadamente 80 por cento constituídas de gordura, o queijo é uma terça parte de gordura, e, evidentemente, a carne gordurosa é outra boa fonte de gordura. O corpo apenas metaboliza a gordura se dispuser de hidratos de carbono para fazer reacção, o que é outra prova da importância de equilibrar a comida que consumimos.

Os médicos aconselham desde há algum tempo, a reduzir o consumo de gordura animal e a aumentar o consumo de gorduras polinsaturadas de origem vegetal. As razões para esta opção estão contudo pouco claras, porque enquanto que os produtores de manteiga nos atiram com  imensas provas para demonstrar que a margarina faz mal, da mesma forma os fabricantes de margarina vão-nos procurando demonstrar que a manteiga é prejudicial para a nossa saúde…




OS HIDRATOS DE CARBONO

São as autênticas fontes de energia. O amido e o açúcar da comida soltam-se durante o processo digestivo e armazenam-se sobretudo no fígado e nos músculos, sob a  forma de polissacarídeo glicogénio. Quando o corpo necessita de energia, o glicogénio converte-se em glicose, que é o combustível necessário para aquecer e movimentar os músculos. Infelizmente, se tomamos demasiados hidratos de carbono, os excedentes convertem-se em gordura.



A farinha pode conter aproximadamente 75 por cento de hidratos de carbono, as batatas cerca de 20 por cento, as bananas por volta dos 20 por cento e as cenouras 10 por cento. A principal vantagem dos hidratos de carbono como fonte de energia, é que estes se podem obter sem necessidade de intervenção do oxigénio.



A Divisão de Nutrição Desportiva da Wander, a empresa suiça de comida dietética, investigou o  problema relativo à sobrecarga de açúcar.
No  passado, quando os montanheiros, escaladores ou caminhantes se sentiam cansados, ingeriam um punhado de comprimidos de glicose. A glicose é um açúcar muito simples que se digere com facilidade e rapidamente, mas que pode ser  contraproducente. Se a glicose for tomada deste modo vai aumentar o conteúdo de açúcar no sangue, em virtude de acionar a secreção de insulina. Uma das funções da insulina é controlar o nível de açúcar no sangue. Por esse motivo, um excesso de insulina pode provocar uma rápida descida do nível de glicose com uma consequente  sensação de fraqueza e enjôo, que se denomina hipoglicemia. O mais provável é que essa sensação desapareça depressa, mas poderia ser um grave problema se, por exemplo,  estivéssemos a escalar nesse preciso momento, ou se o tempo vira para mau, requerendo toda a nossa concentração. Alguns especialistas pensam que ainda que não consigamos o impulso imediato que nos dá a glicose, será melhor absorver hidratos de carbono mais complexos, que demoram mais tempo a decompor-se e produzem por conseguinte uma libertação mais controlada de açúcar no sangue.




AS VITAMINAS

A quantidade de vitaminas que devemos tomar, depende da quantidade de exercício que pretendemos fazer. Se quisermos fazer muito esforço físico, deveremos absorver todas as vitaminas que podermos do grupo B, porque são as que são utilizadas para converter os hidratos de carbono em açúcares utilizáveis. Este grupo B é também responsável pelo aumento da resistência. É imprescindível tomar vitamina C, porque o corpo nem a produz nem a pode armazenar. Podemo-nos fornecer desta vitamina através de frutas frescas e verduras. A falta de vitamina A torna-nos vulneráveis às infecções, e a vitamina K é necessária para assegurar a  coagulação do sangue.


O grande problema em relação às vitaminas, é o grande desconhecimento que se tem delas. Lentamente vamos sabendo como actuam e geralmente podemos satisfazer as nossas necessidades diárias com uma dieta bem equilibrada


OS MINERAIS

O corpo necessita de vários minerais básicos que absorve sob a forma de sais minerais, como sejam o sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, cloro, ferro e iodo. O cálcio é necessário para os ossos e os dentes, sendo o leite a sua melhor fonte. O ferro é imprescindível para a síntese da hemoglobina, resultando da sua falta, anemia. A hemoglobina é vital para distribuir o oxigénio pelo corpo. As suas melhores fontes são a carne, os ovos, os espinafres e alguns outros vegetais.

Um grupo especial de minerais, os eletrólitos, onde se encontram o sódio, potássio, magnésio, cálcio e cloro, perdem-se com o suor sendo necessário repô-los. Se as reservas de minerais do corpo se começam a esgotar, os primeiros sintomas costumam ser câibras e fortes contracções musculares.


A FIBRA

Dá a impressão que a palavra “fibra” é muito recente em dietética e, no entanto já há muito tempo que se utiliza. A importância da fibra na dieta é evidente para qualquer montanheiro que tenha efectuado uma viagem grande, confinando a sua alimentação fundamentalmente aos alimentos desidratados. A fibra é proveniente principalmente de fontes vegetais sendo uma substância praticamente indigestível. Isso significa que as moléculas das ervilhas, por exemplo, são demasiado grandes para atravessar o intestino de forma que as possamos degustar. Encheremos o estômago com elas, sentir-nos-emos saciados e podemos, ainda assim,  ter a certeza de que não vão adicionar muitas calorias, uma vez que passarão sem deixar  presença por todo o sistema.
As refeições modernas, principalmente as que se baseiam em comida desidratada ou desidratada por congelação, podem produzir prisão de ventre aquando das grandes viagens. Também se podem agravar as hemorroides, que talvez não seja um assunto muito agradável, mas que é um problema que afecta muitos escaladores que passam demasiado tempo sentados em rochas frias. Não há dúvidas que os alimentos pouco digeríveis da alimentação, facilitam a evacuação de resíduos.


OS LÍQUIDOS

O último elemento da nossa alimentação é o consumo de líquidos. Os esforços físicos de um dia de trabalho podem-nos fazer perder peso, bem como minerais valiosos e deixar-nos vulneráveis a muitos problemas. É por isso fundamental repor a perda de líquidos tão rapidamente quanto seja possível. Pode ser útil e fazer bem, colocar um pouco de sal na água (não em demasia), ou comprar pastilhas que contenham vitaminas e minerais. Se estivermos num ambiente frio, uma bebida quente será necessária para elevar a temperatura corporal, especialmente se o corpo estiver com falta de energia ao ponto de ser incapaz de se manter quente. Cada um dos componentes que falamos anteriormente, tem lugar na nossa alimentação, e assim, podemos comprovar porque é essencial consumir equilibradamente os alimentos. Precisamos dos hidratos de carbono e das gorduras para obter energia e vitalidade, e das proteínas para manter o corpo em bom estado.



Devemos comer alimentos enquanto caminhamos. Um cantil para bebidas, com um líquido doce ou uma “sopa de frutas”, fornece ao montanheiro, tanto líquidos como hidratos de carbono, ou seja, dois em um.


Como dissemos antes, o Homem adulto necessita em média de aproximadamente 1.000 calorias diárias para sobreviver, e umas 3.000 calorias diárias para levar avante o seu trabalho, supondo que não seja um trabalho demasiado pesado. Quando vestimos a pele de montanheiros, necessitamos de mais do que 5.000 calorias diárias para levar a cabo tarefas como a de andar  32 quilómetros por terrenos difíceis, com uma mochila de 14 quilos ou mais sobre os nossos ombros. Se procurarmos comer muitos alimentos ao pequeno-almoço e no almoço, ainda assim existe a possibilidade de a qualquer momento  sofrermos uma descida do nível de açúcar no nosso sangue e sentirmos necessidade de fazer a respectiva reposição. Mas como já vimos, isto pode provocar hipoglicemia. Portanto, é melhor comer menos e mais vezes de forma a manter o nível do açúcar sem ter necessidade de gastar as reservas de gordura, reduzindo dessa forma o nosso rendimento.
Quando planearmos o menu devemos utilizar uma tabela de calorias como a que se apresenta. Não esquecer que são necessárias mais de 5.000 calorias diárias quando se faz montanhismo.


Quanto mais nos esforçamos, mais energia necessitamos. Esta é uma matéria que atraiu a atenção de muito poucas pesquisas a nível oficial. No entanto, a referida Wander da Suiça conseguiu obter alguns dados interessantes que demonstram que um corredor, a uma velocidade de 3,3 metros por segundo, necessita de 10,8 calorias por quilo de peso a cada hora, e  que se correr ao dobro da velocidade, ou seja a 6,6 metros por segundo, necessitará de 85 calorias por quilo de peso a cada hora, pelo que se conclui que dobrando a velocidade, o organismo  requer quase nove vezes mais energia.  A partir destas investigações a mesma empresa descobriu que para desportos – ditos – rápidos ( como por exemplo nas corridas de ciclismo), um atleta necessita entre 3.500 e 5.500 calorias por dia. Para os desportos que requerem força, o consumo será de 4.500 a 8.000 calorias. Por último, para as actividades de resistência, serão consumidas entre 4.000 e 7.000 calorias diárias. Evidentemente, estes valores são meramente indicativos, porque cada pessoa tem diferentes necessidades em função da idade, do sexo, do peso, etc. Além disso, cada um de nós  tem um metabolismo singular, pelo que cada um queima a energia de uma forma diferente. Para a prática do montanhismo, podemos dizer seguramente que são necessárias no mínimo 5.000 calorias diárias.



O Clube Serra dos Estados Unidos calculou que necessitamos duas vezes e meia mais calorias para ascender 300 metros de altura do que para caminhar ao nível do mar durante uma hora a 3,2 km/h   A  F.A.O. (Organização para a Alimentação e a Agricultura), por sua vez, concluiu que é necessário aumentar cerca de 5 por cento o consumo de calorias no inverno, e que,  ainda assim, é fundamental usar a roupa suficiente para conservar o calor do corpo.
Um dos maiores perigos que advém da nossa ânsia para estar dotados de energia, é comer demasiado quando estamos a caminhar. Tudo o que não se queima sob a forma forma de energia, armazena-se em forma de gordura. Talvez seja esta a razão por que alguns montanheiros engordam durante o decurso de uma viagem.



Depois de tentarmos saber a quantidade de comida (calorias) que necessitamos para cada aventura, devemos procurar adequar as nossas compras de comida em função dessa necessidade. A maioria dos fabricantes de comida de montanhismo, conscientes das necessidades alimentares dos seus clientes, fornecem esta informação calórica nos seus produtos. No entanto convém estarmos atentos, pois muitas das comidas desidratadas e liofilizadas costumam ter poucas calorias, tendo em média, cada uma das respectivas porções, cerca de 400 calorias. Assim sendo, é fácil concluir que será necessário reforçar consideravelmente a alimentação diária com estas e outras comidas para alcançar o consumo que se pretende, tendo sobretudo em atenção o inverno,  época em que necessitamos de mais do que 5.000 calorias por dia. No entanto convém ter cuidado e sermos selectivos com esta adição de calorias. Assim, por exemplo, as batatas desidratadas são ricas em hidratos de carbono, pelo que com uma ração adicionamos umas 360 calorias à comida liofilizada.



Se saboreamos um copo de chá com açúcar, para “aperitivo”, terminando a refeição com um chocolate e um pouco de queijo como sobremesa, o consumo de calorias terá subido para cerca de 1.300. No entanto continua a ser apenas uma terça parte da nossa necessidade diária.

As nozes são boas para se irem comendo enquanto caminhamos. Porém, têm cerca de 90 por cento de gordura e a não ser que queimemos essa energia, acabaremos por acumulá-la. Ainda a título de exemplo, refira-se que os amendoins têm 600 calorias por hectograma, as nozes do Brasil têm 635 e as avelãs 530.

Concluindo, se queremos satisfazer as nossas necessidades alimentares diárias, será necessário elaborar um programa equilibrado de alimentação. Se estivermos a fazer uma viagem grande, longe de zonas habitadas, teremos que utilizar alimentos pouco pesados,  como seja a comida desidratada.

Actualmente muitas empresas comercializam comida liofilizada e alimentos desidratados, os quais se podem cozinhar juntando apenas água, mexendo e deixando que os alimentos absorvam essa água. Estas comidas podem formar a base do menu que planeemos. Para além destas comidas, devemos ter à mão outras fontes de energia, como por exemplo, as comidas ricas em calorias. Além das mais conhecidas, como as barras de chocolate e similares, hoje dispomos de novos produtos que nos fornecem todos os nutrientes importantes que o corpo requere, em forma de bebida. Existem com vários sabores. Uma embalagem pode servir de substituto a uma refeição, caso se mostre necessário,  e tem a vantagem de se poder consumir apenas com a adição de água.

É também de assinalar que é surpreendente o tempo durante o qual se conserva o pão integral. Este pode ser comido, sem perder qualidades, durante uma semana ou mais desde que se mantenha num recipiente hermético.
Por último, todos os montanheiros se deviam preocupar em conhecer o seu metabolismo básico. Termos noção se temos tendência para engordar ou emagrecer nas nossas incursões pela montanha. Se perdemos peso, será porque pesávamos demasiado ou porque a alimentação não possuía o nível de calorias suficiente. Se apenas engordamos, é porque comemos demasiado.

Nenhum alimento isolado é essencial à alimentação. Todos os tipos de nutrientes de que o organismo necessita são obtidos a partir de muitas e diferentes fontes.  Por exemplo a vitamina C está presente em diversas proporções, nas couves, batatas, laranjas e limões. O importante para a saúde é consumir  alimentos variados.


Como é que o nosso corpo utiliza as vitaminas e os Sais Minerais

As vitaminas e os sais minerais são utilizados de maneiras diferentes por zonas diferentes do nosso organismo. A maioria é necessária por todo o corpo para o funcionamento geral, crescimento e restauração, mas alguns desempenham um papel  específico, os principais estão apresentados na imagem. Algumas vitaminas e sais minerais ficam armazenados no corpo por períodos mais longos do que outros. Contudo, sem um fornecimento regular, o organismo acaba por deixar de trabalhar devidamente. Existe uma interacção significativa entre as vitaminas e os sais minerais, uma deficiência ou um excesso de uns afecta os outros.


Como já focamos aqui, existem cinco grupos básicos de nutrientes, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. O único alimento que fornece nas devidas proporções todos os nutrientes necessários à saúde é o leite materno, o qual, porém, só é apropriado para as crianças até aos 3-4 meses de idade. Todos os restantes grupos etários necessitam de ingerir alimentos variados. Quanto mais variada for a alimentação, maiores probabilidades existem de comer todos os nutrientes.



Este quadro mostra como os alimentos são transformados




Quadro do valor diário dos alimentos consumidos

Os valores registados neste quadro, referem-se a porções de 100g de alimento. Trata-se em geral , de um prato médio, embora em alguns casos, como no da manteiga e farelo, ninguém consuma habitualmente 100g de uma só vez. Dado que estes valores foram arredondados, o total de todos os nutrientes, incluindo a água, pode exceder os 100g. A quantidade de nutrientes varia de acordo com a quantidade de água presente nos alimentos. Por exemplo, em 100g de bolachas de chocolate, a concentração dos ingredientes é consideravelmente superior à existente no mesmo peso de aveia cozinhada, já que esta contém uma grande quantidade de água, enquanto as bolachas são praticamente secas. Considera-se que um alimento é uma fonte rica em vitaminas, quando uma porção normal fornece uma quantidade razoável das necessidades diárias. “Nia” é a abreviatura usada para niacina, uma das vitaminas do complexo B. “Vest” (vestígios) indica a presença de uma pequena quantidade de nutrientes, demasiado insignificantes para ter qualquer valor.



Preparar a mochila para a caminhada do dia. (acima) uma mochila com armação, (abaixo) Sem armação. A) saco cama, b)roupa para mudar, c) equipamento de cozinha, d) comida, e) tenda de campanha, f) garrafa de água, g) colchonete isolante. Nos bolsos  exteriores, pode-se levar máquina fotográfica e pequenos alimentos e separado destes, o cartucho de combustível.



Esperemos desta forma contribuir para uma boa alimentação de todos nós, uma vez que esse é um factor muito importante para o sucesso nas actividades de montanha e, já agora, queremos, com esta humilde abordagem, continuar a despertar-lhes o apetite por novas aventuras!

Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários