28 novembro 2011

Resumo das Jornadas de Desporto Aventura organizadas pelos "Amigos da Montanha"

No passado dia 26.11.2011, tive o prazer de participar nas “jornadas Desporto Aventura”, organizada pelos nossos Amigos da Montanha, de Barcelinhos, a quem desde já felicito pela forma como as mesmas decorreram. Jornadas bem organizadas, bem orientadas, com temas interessantes e felizmente com bastante afluência de participantes, mais no período da tarde, mas mesmo assim bastante participadas no período da manhã. Tive o prazer de obter contacto com duas pessoas que destaco porque que se mostraram muito humildes e comunicativas e as quais admiro, falo da nossa referencia nacional de renome internacional em ultra trails, Carlos Sá e do Ultra trailista espanhol de renome internacional, Salvador Calvo. Feita esta breve introdução passo a fazer um resumo das jornadas:




As jornadas iniciaram com a palestra de Jorge Fonseca, atleta responsável pela secção de Trial Bike dos Amigos da Montanha, não podendo estar presente Eduardo Torres atleta de Trial Bike, que inicialmente estava previsto. Jorge Fonseca foi muito explicito e claro ao fazer um breve resumo da história do Trial Bike, falando das diferentes modificações das bicicletas ao longo dos tempos para esta modalidade e dos principais participantes e impulsionadores da modalidade. Abordou também a história da secção de Trial Bike dos Amigos da montanha desde o seu nascimento, em 2005/2006 até aos presentes dias, abordando as regras desta modalidade em competição. Terminou a sua palestra apresentando um vídeo publicitário da modalidade de Danny MacAskill.

Seguidamente Carlos Sá Ultra maratonista Português, com 38 anos de idade, natural de Barcelos, monitor da secção de montanhismo dos Amigos da montanha, palestrou, apresentando dois vídeos de provas em que participou, sendo o Ultra Trail Mont Blanc UTMB 2011, no qual obteve o 5º lugar da geral, e a Marathon des Sables onde conquistou o 8º lugar da geral. Os vídeos demonstraram a dureza das provas, e com os comentários que Carlos Sá foi fazendo ao longo dos mesmos, com toda a sua humildade conseguiu demonstrar o grande atleta que é, demonstrando grande interesse em participar nas mesmas provas para o próximo evento. Convém relembrar que este atleta já conta no seu curriculum muitas vitórias, das quais se destacam além das apresentadas, em 2009 o 1º lugar Ultra Trail Geira ; em 2010 o 1º lugar 101 KM's Peregrinos,1º lugar no Maratón Alpino de Penedos do Lobo (recorde da prova), 1º lugar Grand Raid des Pyrénées - 160 km, 1º lugar np Trail Nocturno Lagoa de Óbidos - 42 km, 2º lugar Ultra Trail Serra da Freita - 70 km, 2º lugar Maratón Alpino Madrileño - 44km sendo a 2ª melhor marca de sempre, 2º lugar no Circuito Alpino. Realizou o caminho português de Santiago desde Barcelos a Santiago de Compostela - 203 km - em apenas 20h40m non stop. Já em 2011 foi 1º classificado no Ultra Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos 47km, 5º classificado na Maratona Alpino Madrileño 42km (Esp).

Seguidamente palestraram André Pinto e Pedro Lourenço, atletas de BTT, que apresentaram um vídeo da prova que realizaram na ABSA Cape Epic, uma prova de BTT de longa distância, que decorre anualmente entre o final do mês de Março e o início do mês de Abril, na África do Sul. Prova com a duração de 8 dias consecutivos e cerca de 800km percorridos. Falaram das dificuldades que tiveram antes e durante a prova, lembrando o acidente que teve André Pinto no início da prova, que levou a que continuasse a prova com um braço imobilizado.

Entre as 13:30h e as 15:00h efectuou-se um intervalo para almoço.
Pelas 15:00h retomaram-se os trabalhos com a apresentação, pelo director da secção de Montanha, dos Amigos da montanha, da expedição dos treze elementos dos Amigos da Montanha ao mais alto cume do continente Africano, o Kilimanjaro, que teve lugar no mês de Agosto de 2011 com a excelente prestação de todos os participantes, culminando na conquista de mais um cume por toda a equipa. Foi apresentado um vídeo desta expedição e foi comentado que este projecto desenvolveu-se ao longo de 2 anos, necessários para a preparação da logística, para a captação de apoios financeiros e para o treino físico e mental de toda a equipa. Foi ainda comunicado que esta actividade teve custos avultados pelo facto de ser obrigatório pagar uma taxa de cerca de 150 dólares por participante, por cada dia de permanência na montanha, visto que é um parque natural e ainda pela obrigatoriedade de levar carregadores, cozinheiro e guias, que logicamente e para além de ser obrigatório, têm que ser bem remunerados.

Seguidamente tomou a palavra, Miguel Arrobas, nadador de águas abertas com 37 anos de idade, natural de Lisboa, e pai de 5 filhos. Este atleta amador explicou a sua carreira, sendo que foi ex-nadador olímpico em Barcelona no ano de 1992. Abandonou a competição e saiu das piscinas para a natação no mar. Dentre diversos desafios em águas abertas destacam-se a travessia do canal da mancha em 9h e 30 m, bem como a travessia estreito de Gibraltar em 3h e 32 m e a travessia a nado à volta de Manhattan em 7h46m, tendo passado um filme sobre esta prova à volta de Manhattan. Falou ainda das dificuldades que encontra nestas actividades, como sendo o encontro com animais marinhos perigosos que é uma constante e as dificuldades e treinos para combater o frio das águas geladas do mar, onde não pode usar roupas térmicas.

Seguidamente palestrou o humilde e simpático Ultra maratonista Espanhol, Salvador Calvo, reconhecido internacionalmente pela vasta carreira de corridas em montanha, bem como pela participação em diversos raids de aventura e resistência. Conta no seu palmarés com excelentes prestações, destacando-se em 2007 o 1º. lugar na Maratona da Muralha da China e o 1º. lugar na travessia integral dos Picos da Europa em; em 2008 o 1º. lugar no Ultra Trail do Aneto, 1º. lugar no campeonato de veteranos de Espanha, 1º. lugar na ultra maratona do Vietnam, 13 lugar no Ultra Trail do Monte Branco; em 2009, 1º. lugar na Travessia dos Andes, 7º. lugar no Alto Sil, 2º. lugar no Andorra Ultra Trail; em 2010 1º. lugar no Racing the Planets Australia; 2º. lugar no Tour dês Geants; em 2011 2º. lugar no Baikal Ice Marathon, 2º. lugar na travessia dos Picos de Europa, 1º. lugar Ultra Trail do Aneto, sagrando-se também Campeão de Espanha de Veteranos e vencendo recentemente a Ultra Trail Chismes-Dolpo no Nepal. Este atleta apresentou 3 videos de provas em que participou, destacando a prova de Italia que considera como sendo uma das mais duras na qual percorreu mais de 300 km em montanha em 3 dias e 3 noites e a mais dura prova de Espanha atravessando os Picos da Europa. Este atleta cativou a atenção de todos explicando os seus métodos de treino e informando que apenas no ano de 2011 já efectuou 22 provas de corrida de montanha.

Como último palestrante, tomou a palavra João Garcia, conceituado alpinista Português reconhecido internacionalmente. Natural de Lisboa, concluiu em 17 de Abril de 2010 o projecto de escalar as 14 montanhas com mais de 8000 metros sem recurso a oxigénio artificial nem carregadores de altitude. João Garcia torna-se o 10º. alpinista no mundo a conseguir este feito. Em Dezembro do mesmo ano subiu ao cume do monte Kosciuszko terminando o projecto 7 Cumes que consiste em escalar o cume mais alto de cada Continente. Este atleta apresentou um vídeo sobre a sua ascenção ao Annapurna, representando o final do projecto dos 14 8000 metros, o qual efectuou praticamente sozinho, montando apenas dois acampamentos. Após a apresentação do vídeo comentou o mesmo, explicando todo o processo antes, durante e após a escalada desta montanha, chamando especial atenção para a preparação, a aclimatização e todos os cuidados que se devem ter ao efectuar uma aventura destas.

Para finalizar estas jornadas, Carlos Sá, tomou novamente da palavra para explicar a ficha técnica da Ultra Trail AM a realizar no dia seguinte.
Finalmente foram chamados todos os palestrantes ao palco onde foram entregues lembranças a cada um deles.

Encerraram desta forma as “jornadas Desporto Aventura”, organizada pelos nossos Amigos da Montanha, de Barcelinhos, com um saldo positivo e que todos aguardam a próxima com expectativa.
Os meus parabéns pela iniciativa e organização, que na minha opinião foram um sucesso.

Por: Amadeu Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários