08 novembro 2011

CMB em Peña Trevinca

Foi no passado fim de semana de 05 e 06 de Novembro de 2011 que o Clube de Montanhismo de Braga fez a sua caminhada tradicional a Peña Trevinca. Às 06:45h do dia 05.11.2011 lá estávamos todos juntos à Ex-Bracalândia prontos para partir. Distribuimo-nos pelas viaturas e pusemo-nos a caminho. Chegados à povoação de Porto, fizemos nas viaturas um percurso de alguns quilómetros por um caminho em mau estado, até que paramos as viaturas. O frio já se fazia sentir avistando ao longe os pontos mais altos da montanha com alguma neve. Após uns breves minutos para dar um ultimo arrumo nas mochilas, demos inicio à caminhada pelo vale verdejante. Pé ante pé, lá fomos avançando no terreno. Após cerca de duas horas de caminhada fizemos uma paragem para petiscar alguma coisa, momento em que começaram a cair algumas pedras pequenas de granizo. Esta situação não nos desmoralizou pois íamos preparados para tudo e a montanha chamava por nós. Após trincarmos algo, novamente nos pusemos a caminho e pouco a pouco íamos começando a pisar os primeiros resíduos de neve que rapidamente se foi tornando mais densa. O vento começou a soprar com mais força, mas as previsões já nos tinham prevenido para essa meteorologia, pelo que estávamos preparados para tal. O vento soprava com velocidades aproximadas dos 60 km/h o que fazia que a emperatura prevista de -4º baixasse drastricamente. Procuramos um local o mais abrigado possível do vento para montarmos o acampamento. Após encontrado o local, montamos o acampamento e o vento sempre a aumentar de intensidade. Após algum convívio fomos forçados a entrar nas tendas pela intempérie continuando o convivo falando de umas tendas para as outras, enquanto estas eram fustigadas pelo forte vento. Após uma noite fria, o dia começou a clarear com o sol a espreitar de vez em quando, no entanto o vento mantinha-se forte e acompanhado pelo nevoeiro, tornava imperceptível o cume que nos propusemos conquistar novamente. Não nos intimidamos, uma vez que tínhamos noção do caminho a percorrer por entre o nevoeiro e lá fomos caminhando. Pouco a pouco a montanha sempre com boas surpresas foi limpando o nevoeiro, fazendo com que visionássemos o cume de Peña Trevinca que pouco a pouco se ia aproximando. Finalmente alcançamos o cume tão desejado. Já no cume foi escrito num papel uma mensagem dedicada a duas amigas do CMB que infelizmente não puderam participar desta actividade do CMB, mas que foram recordadas através desta mensagem colocada na caixa existente no cume. Após as fotografias da praxe para registar o momento, iniciamos a descida até ao acampamento para iniciar o regresso às viaturas. Desmontado o acampamento, sempre debaixo de vento intenso e baixas temperaturas, iniciamos a descida. Lentamente, conforme íamos caminhando, a neve ia desaparecendo debaixo dos nossos pés até que começamos a pisar a relva dos prados verdejantes do vale onde nos íamos cruzando constantemente com gado que pastava nestas zonas. Fizemos mais uma paragem para comer algo e disfrutar do momento em montanha antes de regressarmos à civilização, admirando ao longe as montanhas geladas, que nos proporcionaram momentos agradáveis e que abandonávamos com alguma tristeza. Após algum tempo de relaxamento, novamente nos pusemos a caminho até que chegamos junto das viaturas. Aí arrumamos as mochilas e preparamo-nos para a viagem de regresso a casa, não sem antes nos virarmos para a montanha despedindo-nos com um até breve, a esta nossa amiga que nos proporciona momentos tão agradáveis.