07 junho 2017

Montanhismo

O meio



O meio onde se vai desenrolar esta atividade do montanhismo é a natureza. Trata-se de um meio frágil em perpétuo equilíbrio que necessitará dos nossos cuidados e atenção para se manter.


 Antes da chegada destrutiva do homem, a natureza podia-se regenerar e ressurgir de qualquer catástrofe, mas devido à incessante pressão a que a submetemos, faz com que esta tarefa seja cada vez mais complicada.


Todos conhecemos as catástrofes naturais que o ser humano provocou e continua a provocar. 


"Pão para hoje e fome para amanhã" parece ser a máxima que acompanha numerosas companhias mundiais que exploram os recursos naturais sem reparar que não são infinitos. 

O mais grave do assunto não é a exagerada exploração desses recursos e as consequências que terão a longo prazo, mas sim as consequências imediatas que têm sobre nós e o nosso planeta.




Numa entrevista com um delegado da Greenpeace obteve-se uma resposta que nos faz pensar muito. Antes de se esgotarem as reservas de combustível fóssil do planeta, será preciso parar de as consumir, pois os seus efeitos negativos sobre o aquecimento global, colocarão milhões de vidas em perigo.


 Isto é um facto, mas já nem sequer aparece nas notícias.



No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...


Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários