25 janeiro 2017

Expedições Polares




Preparativos sobre o terreno





No acampamento base, o responsável médico deve-se ocupar de supervisionar o abastecimento de água e os esgotos.





A água da fusão de neve pode-se considerar potável, a menos que venha de uma zona frequentada por mamíferos ou aves. Os veados e os castores vivem nas proximidades de muitas torrentes de fusão cujas águas são aparentemente límpidas. Estes animais podem contaminar a água com esporos de giardia, que se forem ingeridos causam diarreia crónica e cólicas.





 Em caso de dúvida deve-se ferver a água ou usar comprimidos para a esterilizar. Cuidado com as torrentes que saem de glaciares que contenham poeira de rocha em suspensão. Estas partículas finas e enormemente abrasivas são um poderoso laxante.




Tomar banho é um passatempo masoquista doentio nos climas frios, mas convém fazê-lo de vez em quando e deve-se lavar a roupa quando se puder, porque as infecções cutâneas são frequentes nas pessoas que suam e não se lavam.






As latrinas e os aterros sanitários devem estar bem demarcados e colocados a sotavento e abaixo do acampamento e do local onde se recolhe a água.
Nos climas frios os desperdícios degradam-se muito lentamente e são um presente que deixamos para as gerações futuras. Na medida do possível, deve-se levar todos os desperdícios para fora da zona. Pode ser que durante o inverno e a primavera sejam cobertos pela neve, mas serão horrivelmente visíveis no final do derretimento no verão.





Atualmente, sabe-se que as fezes expostas ao sol, produzem menos contaminação ambiental do que as que se tapam, o que se deve ao facto de os raios ultravioletas destruírem as bactérias perigosas.





Alguns parques nacionais norte-americanos recomendam aos grupos pequenos em áreas remotas, que as espalhem em vez de cavarem latrinas, mas as latrinas são necessárias se se tratar de grupos grandes que contam permanecer mais tempo no mesmo lugar.






No próximo artigo voltaremos a este tema.Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Publicar um comentário

comentários