06 julho 2016

Paludismo e outras doenças tropicais




Medidas anti-mosquito





Visto que a maioria dos mosquitos que transmitem o paludismo, picam nos edifícios ou nas suas proximidades durante as horas de escuridão, o risco de infecção pode ser reduzido dormindo-se em habitações nas quais não possam entrar os mosquitos, ou debaixo de mosquiteiros.





 Existem mosquiteiros individuais, leves e auto-sustentáveis (quer dizer que se seguram sózinhas).





A protecção contra os mosquitos e outros invertebrados que picam (flebotomíneos, piolhos, pulgas, percevejos e outros) melhora imenso embebendo o mosquiteiro com um insecticida piretróide como a permetrina (0,2 g por metro quadrado de tecido, a cada seis meses).




Onde existirem cortinas de cama, também se podem impregnar estas com insecticida. Além disso, ao anoitecer deve-se aplicar spray nos quartos com um insecticida de acção rápida para matar todos os mosquitos que tenham conseguido entrar na casa durante o dia.





Também se podem matar ou afugentar os mosquitos vaporizando piretróides sintéticos (Bioallethrin a 4,2%) ou com dispositivos que se aquecem com electricidade (como o "No Bite" e o "Buzz Off"), nos locais onde estes existirem, ou com queimadores de álcool etílico (Travel Accesories UK Ltd. apartado de correios 10, Lutterworth, Leicester LE17 4FB, Grã Bretanha).





Também pode ser eficaz queimar cones ou espirais de incenso repelente de mosquitos.




Para evitar as picadas de todos os insectos voadores, é melhor vestir camisas de mangas compridas e calças largas de cores claras, do que usar colete e calções. Especialmente após o anoitecer, é quando é mais importante usar este tipo de roupa, para evitar as picadas dos mosquitos transmissores do paludismo.





Sobre a zona exposta da pele deve-se aplicar um repelente que contenha N-N-dietil-m-toluamida.





Existem sabonetes e óleos bronzeadores que contém insecticida. A roupa pode ser impregnada com uma solução repelente.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários