06 janeiro 2016

Saúde e higiene no acampamento base




Vida no acampamento





Um ambiente feliz e relaxado no acampamento contribui para dar apoio a quem sente a falta das suas relações sociais habituais ou sentem nostalgia das suas casas e famílias. O acampamento base deve ser um local para o descanso e a cura, e os aniversários são uma boa desculpa para reforçar a moral do grupo.





 O médico da expedição pode também ajudar demonstrando interesse e dedicando tempo aos expedicionários que estejam a trabalhar nos seus projectos. Isto será facilitado, se o médico for visto a participar nas tarefas do acampamento, quando seja possível. Não obstante, o médico deve permanecer disponível a todo o momento para ser consultado e deve mostrar uma imagem de inquestionável respeito à intimidade.





A comunicação com o mundo exterior por carta, rádio ou telefone é muito importante. Quando a comunicação falha, origina uma decepção que não se deve substimar.
As horas das refeições são momentos muito especiais para todos e dão ao médico a oportunidade de confirmar se todos estão satisfeitos e bem de saúde.





 Estabelecer os horários das refeições pode ser conflituoso, porque é sempre difícil agradar a todos e conseguir encaixar as refeições no horário de trabalho de cada um dos membros da expedição.





É frustrante quando as refeições se atrasam e todos têm que esperar. Os mais jovens necessitam de alimento mais regularmente e em grandes quantidades. Podem ocorrer acidentes se estiverem esfomeados e cansados. Deve-se tentar fazer com que as pessoas não saltem refeições. Se os seus trabalhos não lhes permitir regressar para as refeições, pode-se entregar-lhes rações com o almoço preparado.





Geralmente numa expedição longa, será necessário fazer um dia da semana (por exemplo o Domingo) seja algo diferente dos outros dias em qualquer aspecto, por exemplo atrasar meia hora o pequeno almoço.





Esta espécie de Sabbath é também útil para aqueles que tomam profilaxia antipalúdica semanal: "O Domingo é o dia antipalúdico". O médico pode-se responsabilizar por ter preparados os comprimidos e confirmar que todos se lembram de os tomar. Não se pode esquecer que se existirem muitas pessoas pelo acampamento à espera de serem atendidas pelo médico, podem-se criar problemas de higiene.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários