25 novembro 2015

Saúde e higiene no acampamento base




Fossas, Desaguamento

Inclusivé nos acampamentos móveis de pequena envergadura, é necessário colocar a água suja em algum lugar.





Um acampamento estático pronto, cheira mal se não se tiver o desaguamento adequado, e a água parada favorece a presença de mosquitos e de doenças infecciosas. A construção de desaguamentos demora tempo. Pela sua própria natureza pode acabar erudido pela água. Qualquer que seja o período de tempo que se vai usar um acampamento, vale a pena construir bons desaguamentos e fossas.


Os desaguamentos e as fossas podem esvaír-se rapidamente por uma camada superficial de partículas de alimentos, causando a falha de todo o sistema. É uma grande vantagem possuir um bom filtro que tenha tamanho suficiente para recolher os grãos de arroz e que se possa limpar fácilmente. Pode-se fabricar um filtro com uma rede de plástico ou um mosquiteiro montados sobre uma estrutura de arame. A espuma de sabão e a pasta dentífrica podem causar problemas, porque podem formar uma fina camada sobre a superfície dos desaguamentos, pelo que se devem limpar regularmente.





Se for fabricado um duche improvisado, fará falta uma estrutura de madeira coberta com uma cremalheira, para as pessoas se poderem colocar de pé sobre ele, com um desaguamento e uma pia debaixo.

No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários