10 julho 2013

Caçar (continuação)




Como matar caça

Numa situação de sobrevivência, se tivermos uma arma e virmos a hipótese de a usar, quando avistarmos a presa devemos emitir um assobio agudo para forçar a presa a parar, dando-nos assim a hipótese de dar um tiro contra um alvo parado. Quando se trata de caça grossa, deve-se apontar o tiro ao peito, ao pescoço ou à cabeça. No caso de ferirmos o animal e este correr, devemos seguir-lhe o rasto de sangue usando das maiores cautelas. Quando for ferida de forma grave, a presa cairá rapidamente e enfraquecerá, ficando incapaz de se levantar. Devemos então aproximar-nos cautelosamente da presa e terminar com a sua vida e com o seu sofrimento.




Depois de se abater um animal de grande porte, tal como um veado, deve-se estripar e sangrar imediatamente o animal. Cortam-se as glândulas almiscareiras da parte interior das patas traseiras e da união destas. Deve-se ter cuidado para não rasgar a bexiga ou o estômago durante a remoção dos órgãos internos, no entanto este tema será mais aprofundado num artigo posterior.

Armadilhar

Se contamos ter algum êxito na caça com armadilhas, temos nomeadamente de decidir qual a espécie de animal a apanhar, como é que o animal reagirá e o tipo de isca a utilizar.
Os roedores e os coelhos são fáceis de apanhar com armadilhas. Estes pequenos mamíferos têm hábitos regulares e confinam as suas actividades a áreas limitadas. Devemos localizar uma toca ou um trilho, iscar e montar uma armadilha.





 Se prepararmos armadilhas, estas devem ser verificadas com regularidade. Será um pouco desagradável que um laço feito para estrangular um determinado animal, apanhe outro por uma perna e não o mate imediatamente. Neste caso, o animal pode cortar com os dentes a sua própria perna para poder escapar, ou ainda poderá  atraír a atenção de outro predador que o matará e o levará antes de nós chegarmos à armadilha. De qualquer forma devemos sempre verificar se as armadilhas têm animais ou se estão em perfeitas condições. Temos que ter sempre presente de que apenas somos mais um caçador e não nos podemos dar ao luxo de perder nenhuma peça de caça.

Conselhos para montar armadilhas

. Para apanhar, por exemplo,  um mamífero que viva numa árvore oca, tenta-se introduzir uma forquilha curta no buraco e roda-se esta, para que qualquer pele solta do animal se enrole à sua volta. Deve-se manter o pau firme para empurrar o animal para o exterior.
. Pode-se usar fumo para expulsar os animais das suas tocas. Pode-se laçar a presa à saída ou abatê-la à paulada.
. Pode-se iscar um anzol com um vairão e coloca-se este próximo da água para apanhar gaivotas, corvos e outros necróforos.
. Os laços ou as armadilhas devem ser montados à noite, nos trilhos que contenham pegadas ou excrementos frescos. Pode-se usar as entranhas de animais como isca. Depois de se ter instalado uma armadilha num trilho, levantam-se barreiras de cada um dos seus lados do trilho. Estas barreiras devem ser feitas de ramos secos, paus e folhas secas arranjadas de modo a formarem um túnel que conduza o animal à armadilha.




Depois de se ter montado as barreiras, espalha-se na área, sangue ou urina de animal. Isto costuma ajudar a neutralizar o odor daquele que caça. A chuva consegue o mesmo efeito e de forma mais eficaz.

Uma armadilha elementar

A armadilha mais elementar consiste num laço colocado transversalmente a uma toca ou trilho e ancorado a um ramo ou pedra que sejam pesados. Quando o animal entra no laço aberto, o nó corrediço fecha o laço em torno do pescoço e do tórax do animal e a súbita investida do animal para se libertar acaba por apertá-lo ainda mais. Pode-se usar arame fino e flexível se possível. É menos referenciável (deve-se escurece-lo se ainda não estiver oxidado podendo ser  manchado com chá), desliza mais facilmente e é mais difícil de ser cortado à dentada pelo animal. Este laço pode ser ligado a um tronco ou a uma “âncora” que permite que o animal abrande e facilita a sua captura.







Outros tipos de armadilhas

Laço de mola – Este laço é especialmente útil nos trilhos de caça. Ata-se o laço a um tronco, árvore ou estaca que tenha  forma de forquilha e coloca-se junto de um arbusto ou pernada de árvore.








Laço de mola iscado – Ata-se um nó corrediço à extremidade de um galho novo vergado. Abre-se completamente o laço de modo a ajustá-lo à cabeça do animal, mas não demasiado aberto, para evitar que o seu corpo deslize através do laço. Prende-se o desarmador (peça que “dispara” a armadilha) de forma a segurar o galho vergado. Deve-se fazer de forma a que o mais leve toque no laço, solte o desarmador.





Armadilha de “ponta e mola” – Apanha-se os mamíferos da selva usando uma “mola” de bambu e um dardo. Logo que a presa choca contra a corda ou arame que está ligada ao mecanismo de disparo, este é liberto e o dardo é projectado pela força da mola de bambu.





Queda de um peso – Constrói-se uma armadilha com o recurso simples à queda de um peso com uma pedra ou tronco pesado e coloca-se numa posição inclinada por intermédio de um disparador em forma de 4. Ata-se o isco ao disparador. Quando a caça toca no isco, o peso cai.
Mais abaixo explicaremos como se faz um disparador em forma de 4.





Armadilha de lança – Este tipo de armadilhas costumam ser muito eficientes. Consistem numa haste elástica que é segurada no local por uma linha e têm uma lança firmemente atada à haste, a qual atinge o animal quando é libertada. Atenção, estas armadilhas podem matar o próprio caçador, pelo que devemos aproximar-nos delas sempre pela parte de trás.






Mastro para caçar esquilos

Devem-se fazer  várias armadilhas de dois filamentos com 3 laçadas de 8 cm de diâmetro que se aplicam numa vara. Coloca-se uma ponta desta no solo e outra encostada a uma árvore a cerca de 60 cm do chão. Se for apanhado um esquilo, deve-se deixar ficar preso, pois outros virão investigar o sucedido e poderão ficar presos também.






Presas fáceis

As formigas são insectos sociáveis. No entanto muitas espécies são agressivas na defesa dos seus ninhos. No entanto são uma fonte de alimento bastante nutritiva. Nas regiões temperadas do norte e nos meses de verão, podem-se comer as larvas das formigas das árvores. Se usarmos a armadilha correcta, podemos fazer com que as formigas nos ofereçam as larvas, e assim, que estas também sirvam de alimento. Para isso devemos vandalizar o ninho, mas sem o remover na totalidade. Para tal, devemos colocar uma lona junto do ninho e remover para cima dela algumas larvas e detritos que estejam na zona da entrada do ninho. Colocam-se alguns paus na lona, para podermos fechar a lona das periferias para o centro de forma a criarmos sombra. Curiosamente, as formigas transportarão as larvas para a sombra da lona. Após algum tempo, devemos abrir a lona e poderemos retirar as larvas, as quais se parecem com grandes grãos de arroz.






Caçar insectos

Imensos insectos voadores podem ser comestíveis, no entanto, são difíceis de caçar. Apesar disso,  as formigas térmitas revelam-se bastante nutritivas se forem caçadas em quantidade suficiente para nos alimentarmos. Podem-se caçar, colocando lentamente uma vara fina e comprida nas suas tocas. De seguida remove-se a vara lentamente e descarrega-se as térmitas presas a esta num recipiente previamente preparado para as assar ou fritar.






Caçar insectos voadores nocturnos

Os insectos voadores são atraídos pelas luzes. Deve-se atar um grande pano branco a ramos de arvores, esticando bem o pano. Coloca-se um recipiente grande com água no solo, na base do pano. Os insectos voarão contra ele e cairão no recipiente com água onde ficam impossibilitados de voar. No dia seguinte basta colhê-los da água e fazer uma boa refeição com eles.






Como fazer um gatilho em forma de 4

Este é um dos gatilhos mais fáceis de fazer.

Para o pau vertical:

. Corta-se o topo num ângulo e retira-se esse pedaço de modo a que permita o seu encaixe no pau de disparo.
. Corta-se um entalhe quadrado próximo do fundo de maneira a encaixar um entalhe correspondente no pau de isco. Endireita-se os lados do pau no entalhe para garantir um bom encaixe com o pau do isco.

Para o pau de disparo:

. Corta-se o topo do pau de disparo para que a armadilha mortal descanse nele com segurança, antes de ser disparado.
. Corta-se um entalhe perto do topo. Nesse entalhe irá encaixar o pau vertical.
. Corta-se a base num ângulo que permita o encaixe no pau do isco.

Para o pau do isco:

. Corta-se um entalhe próximo de um dos extremos, no qual irá colocar-se o topo do pau de disparo.
. Entalha-se o outro extremo de modo a segurar o isco.
. Corta-se um entalhe quadrado no sítio onde este se cruza com o pau vertical; os entalhes no pau vertical e no pau do isco devem ficar firmemente ligados.
. Faz-se com que o gatilho descanse sobre uma pedra ou num pedaço de madeira de forma a evitar que este se enterre no chão.





Armadilhas para pássaros

Existem muitas maneiras eficientes de caçar pássaros. Uma das mais simples consiste em colocar um isco num pedaço de pedra e atirá-los ao ar. O pássaro tentará engolir o isco, mas a pedra ficará presa no bico, causando a sua queda no chão, onde se poderá apanhar.

Laços suspensos – Pendura-se uma linha com laços ao longo de uma corrente de água e acima do nível da água.

Anzóis com isca – Os anzóis com fruta ou outro tipo de comida são um bom processo de caçar animais. Os anzóis espetam-se na garganta dos pássaros.

Nós corrediços – Coloca-se vários laços corrediços com 1 cm a 2,5 cm de diâmetro todos juntos ao longo de um ramo ou pau. Colocam-se  num lugar de poleiro ou perto dos ninhos. Os pássaros ficarão emaranhados quando passarem por eles.






Armadilha de gaiola – Pode-se caçar aves vivas com uma gaiola construída com paus, com o objectivo de apenas serem mortas quando pretendermos alimentar-nos e desta forma dispormos de comida sempre fresca. Coloca-se a isca no gatilho da armadilha e espera-se que a ave ao picar o isco accione a armadilha e fique presa na jaula.






Caminhar numa toca armadilha – Faz-se uma toca em forma de cone em que a parte mais baixa fica no fundo da toca. Coloca-se um rasto de sementes ou bagas em direcção à toca armadilha e daí até ao fundo desta. A ave vai comendo este rasto de comida e quando se aperceber fica presa no fundo da toca armadilha não conseguindo caminhar para trás.





Armadilha de cerca com galhos – Este método é utilizado para caçar patos. Para se protegerem dos predadores, os patos costumam apanhar sol ou descansar durante a noite em pequenas ilhas no meio dos leitos dos rios. Para fazer a armadilha, cortam-se várias varetas de galhos e dobram-se sobrepostos de forma a fazer uma cerca ao redor da pequena ilha onde os patos vão descansar sendo esta colocada a uma distância considerável da beira da água. De seguida em cada curvatura das varetas coloca-se um laço corrediço, de forma que os patos quando se dirigirem para a pequena ilha sejam forçados a passar pela laçada onde ficarão presos.




Esperamos ter ido de encontro às pretensões dos nossos leitores e termos contribuído utilmente para as necessidades extremas de sobrevivência. No próximo artigo voltaremos ao mesmo tema. Até lá…





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários