13 junho 2012

Técnicas para acampar

A arte de acampar

Após ter estado todo o dia andando pela montanha, desfrutando do ar fresco e da liberdade, os membros começam a pesar muito, e começa-se a sentir um mal estar no estômago que nos alerta que já basta de barras energéticas e de chocolate e que é hora de prepararmos um bom manjar como deve ser. Começa então a procura de um local para acampar.




Escolha de um local para acampar

Convém dispensar algum tempo para procurar um local adequado para acampar. Deve-se começar a procura pelo meio da tarde, e se encontrarmos um bom local ficar logo por ali. Se deixarmos essa tarefa para o último momento, quando já estamos muito cansados e famintos, acabaremos por ficar no primeiro sítio seco por onde passarmos, sem parar para pensar no terreno plano que,  idealmente, ele deveria ser, nem, por exemplo, na direcção do vento dominante.


É de extrema importância a escolha do sítio onde se acampa, não apenas do ponto de vista da comodidade e da segurança, mas também porque muitas das boas recordações que conservaremos durante anos, serão aquelas dos locais ideais onde acampamos. Quando estamos deitados fora da tenda admirando como se põe o Sol numa explosão de cor, ou aquele sítio junto a uma cascata cuja melodia da água a caír nos aconchegou até nos adormecer, ou ainda aquele maravilhoso lugar junto a um rio onde as vacas pela manhã iam beber, etc.


Ter uma boa vista desde a porta da tenda é algo indispensável. Contudo, e é também muito importante que o solo seja plano, que não tenha ondas e que esteja abrigado do vento dominante. Igualmente importante é que não esteja muito longe da água. Este local deve ter o solo perfeitamente seco e suficientemente duro para se cravarem bem os espeques das tendas. Como se disse é importante encontrar um sítio plano para acampar. Se tentarmos dormir com a cabeça para baixo, de manhã despertaremos com uma enorme dor de cabeça. Se montarmos a tenda numa encosta, passaremos a noite lutando inconscientemente com nós mesmos contra a inclinação. Convém ter presente que as coberturas de nylon dos sacos cama têm tendência a deslizar um pouco, pelo que se dormirmos numa encosta, passaremos a noite lutando contra a força da gravidade. Um lugar plano para acampar é algo imprescindível.


Se tiveres curiosidade em experimentar o quanto as tendas modernas são fortes e resistentes ao vento, podes montar a tenda no sítio mais sujeito à intempérie que encontremos e ficar toda a noite escutando o abanar da tenda ao som do vento. Certamente, acabarás a noite a perguntar-te se realmente são assim tão resistentes e a questionares-te se valeu a pena a experiência. Pessoalmente, que já passei por isso, tenho sérias dúvidas que a vás apreciar.



Ora, evitaremos esta preocupação se elegermos um local com algum resguardo, umas rochas, uma parede de pedras,


Proteger-nos do vento é sempre aconselhável. Podemos consegui-lo situando a tenda na protecção de um muro ou uns penhascos.

Podemos evitar o pior do vento se colocarmos a tenda abaixo da crista de uma colina.

uma vala, um bosque de árvores (ainda que o ruido do vento na copa das árvores nos mantenha despertos por toda a noite). Também é preciso ter em conta que por vezes o vento muda de direcção durante a noite. Se o resguardo do vento for insuficiente, será necessário orientar a parte de trás da tenda contra a direcção do vento da melhor maneira,  tentando saber  de onde virão as rajadas. Nunca se deve montar  a tenda com a porta de caras para o vento.

Se ficou muito tarde para procurar um sítio para montar a tenda, abrigada do vento, ou por qualquer outra situação que nos obrigue a montar a tenda num local exposto ao vento, teremos que o fazer da melhor maneira que soubermos. A parte de trás da tenda deve ficar voltada contra o vento, esperando que este não mude de direcção durante a noite. Os espeques devem ficar enterrados no solo o mais que pudermos, para aguentar bem os ventos e se possível devem ser reforçados com pedras.


A água

Quando escolhermos um local para acampar convém ter por perto água disponível. Nas zonas montanhosas sempre existe por perto uma corrente de água ou um rio, mas por exemplo, nas zonas agrícolas a água é um bem muito solicitado e o excursionista deve pedi-la nas quintas.


Escolha de um sítio para acampar: O primeiro requisito para poder passar uma noite prazerosa é encontrar um bom local onde colocar a tenda. O melhor será procurar longe do caminho e de outras tendas. O solo deve ser plano e onde nos possamos deitar. Limparemos a área de pedras e qualquer outro objecto que possa perturbar o nosso descanso. Alguns montanhistas para comprovar o solo deitam-se nele antes de montar a tenda.

Convém desconfiar sempre das águas naturais. A água de alta montanha costuma ser potável, mas devemos sempre confirmar que não haja nenhum animal morto sobre o curso da água, pelo que deve-se sempre fazer alguma pesquisa um pouco mais acima no seu curso.


As pastilhas purificadoras podem servir de ajuda, mas com elas a água fica desenxabida. Também existem uns aparelhos para purificar a água, mas poucos montanheiros os usam pelo facto de serem volumosos e ocuparem demasiado espaço na mochila, para além do incómodo do peso.


Escolha de um local para acampar no inverno

Nem sempre é um desastre uma má eleição de um local para acampar no verão.  No mínimo, a falta de uma protecção adequada terá como resultado uma noite de irritante insónia. Porém no Inverno, a situação será muito diferente.


água para beber e cozinhar deve-se recolher na parte de cima da corrente e lavar os pratos mais abaixo. A latrina deve estar afastada do acampamento, de qualquer fonte de água e dos locais que no futuro possam ser eleitos por outros montanheiros para acampar. Deve-se enterrar  as fezes a boa profundidade e também o papel higiénico depois de se queimar.

No Inverno, o mais importante a ter presente é que exista água por perto. Derreter neve ou gelo para obter água  é um processo demorado e tedioso que consome grande quantidade de combustível. A segunda coisa a ter presente é que não existam perigos próximos. Isto quer dizer que não se deve acampar numa encosta com risco de avalanches, debaixo de árvores de onde caia neve, expostos a ventos fortes ou em áreas onde se possam formar geleiras.

Já falamos noutro artigo das avalanches, mas nunca é demais lembrar que não se deve acampar perto de uma encosta, num desfiladeiro estreito ou em terreno inclinado e sem vegetação, porque todos estes são os caminhos naturais das avalanches. A neve que caia nas encostas das montanhas, se não derreter, mais cedo ou mais tarde poderá deslizar encosta abaixo até encontrar uma posição estável e será preciso antever a situação para que a nossa tenda não esteja nesse trajecto.


Os sítios para acampar nos bancos dos lagos são sempre tentadores e inevitavelmente frios. O ar frio desce e o ar quente sobe, e esse ar frio terá um sítio até onde baixar desde as colinas: os lagos. Será melhor escolher uma plataforma na encosta, porque o ar frio apenas passará por cima de nós. Se pretendemos acampar junto a um lago no verão, devemos recordar que é aí onde vivem os mosquitos.

Deve-se evitar acampar debaixo das árvores. Muita gente se engana ao pensar que algumas árvores podem constituir um bom abrigo, porque desconhecem que a neve, especialmente se é suave, húmida e pesada, sempre cairá das árvores e se a tenda se situar debaixo delas, existe a possibilidade de essa neve nos esmagar. É melhor montar a tenda ao abrigo das árvores, mas não debaixo delas nem tampouco na linha da geleira que forma este abrigo. Outro perigo das árvores é que o vento parta um ramo ou pior ainda, que este derrube uma árvore e que esta caia em cima da tenda.


Quando procurarmos um local para acampar, tentaremos encontrar o sítio mais bonito que pudermos. Levaremos em conta de onde nasce o Sol para que este esquente a tenda, porque poderemos precisar desse calor para nos secar. Também é muito agradável ter uma boa vista desde a porta da tenda, pois far-nos-á recordar o sítio com um sorriso nos lábios.


Acampar na neve

Depois de eleger o local onde acampar, alguém terá que fazer a rotineira tarefa de ir buscar água e fazer uma infusão. Enquanto alguém faz isto, pode-se ir compactando o solo sobre o qual montaremos a tenda. Esta plataforma pisada deve ser maior que a tenda e quanto mais pisarmos o solo, mais firme será a sua superfície. Convém fazer com que essa plataforma fique plana e lisa porque a sua superfície gelará e todas as protuberâncias que tenha parecerão de cimento quando estivermos deitados sobre elas durante a noite.


É muito importante parar para descansar quando saímos para o campo no Inverno. Se estiver um bom dia e o vento não é forte, podemos construir um refúgio contra o vento, cravando os bastões ou varetas da tenda na neve e fixando nestes um saco de bivaque. De seguida escava-se um degrau para os pés, estende-se uma colchonete no solo para nos sentarmos e desta forma comer e beber algo ou apenas descansar um pouco, com algum resguardo do vento e conseguindo algum conforto.
Se o vento for muito forte que não permita a situação anterior, devemos meter-nos dentro do saco de bivaque depois de escavarmos um buraco para os pés sem nos esquecermos meter debaixo do mesmo com nós mesmos, as nossas mochilas.


Montagem da tenda

Existem muitos métodos para fixar a tenda, e dependerão das condições meteorológicas que prevaleçam em cada momento. Se o tempo estiver calmo, é muito provável que continue assim pela noite adentro, mas não nos podemos fiar nisso, pelo que deveremos sempre montar a tenda com toda a segurança para o caso de o tempo piorar. Provavelmente será suficiente afundar na neve espeques grossos e inclinados, mas se suspeitarmos que poderá surgir vento, devemos usar estratégias adicionais. Os piolet, se cravados bem fundo na neve constituem umas ancoragens muito seguras para o vento quando a tenda tenha que suportar mais tensão, ou então poderemos colocar pedras para reforçar os espeques.




Noites abaixo de zero graus

Se as botas estiverem húmidas e as deixamos fora da tenda, ou até mesmo num extremo no interior da tenda, congelarão rapidamente e tentar calçar umas botas congeladas é uma das coisas mais penosas que se possa imaginar, sendo necessário caminhar muitos quilómetros até que descongelem. Se estiver muito frio devemos colocar as botas no saco cama, nem que seja para as utilizar como almofada colocando-as lateralmente no solo com as biqueiras voltadas para os lados de fora e colocando alguma roupa por cima delas. Desta forma conseguiremos uma almofada confortável e protegeremos as botas do frio.
Outro companheiro de cama que poderemos ter no inverno será uma garrafa de água de plástico ou de alumínio. A água congela rapidamente se a deixarmos fora da tenda em noites de temperaturas abaixo de zero graus, pelo que será conveniente enche-la com água suficiente para o pequeno almoço e colocá-la no saco cama ou envolve-la com roupa e depositá-la entre nós e outro companheiro ou, ainda, atrás dos joelhos. Se colocarmos água aquecida o efeito poderá ser ainda melhor, ajudando-nos a aquecer como se fosse uma botija, desde seja colocada em zonas protegidas pelo nosso corpo e não nos extremos, para evitar o efeito contrário em caso de arrefecimento da mesma.


Equipamento Invernal: (1) um saco de bivaque espaçoso, com pelo menos 2 metros de largura, para duas ou três pessoas. (2) uma caneta-pistola para disparar flares de emergência. (3) e (4) velas de cera para nos alumiar e aquecer dentro dos refúgios de neve. (5) Uma corda de segurança com uns 20 metros de comprimento e 4mm de espessura. (6) Um kit de primeiros socorros. (7) Uma escova para retirar a neve da roupa, das botas e da mochila, para manter a tenda seca. (8) uma pequena pá recolhivel de neve, em alumínio. (9) Tubos de polivinil para reparar temporariamente as varetas da tenda se estas se danificarem.


Os problemas de acampar no Inverno

A humidade pode destruir um acampamento inclusive em pleno Verão. Se num ou noutro dia existir humidade, a estadia pode-se tornar insuportável. A primeira coisa a evitar é a introdução de qualquer tipo de humidade na tenda, seja em forma de chuva ou de neve, na roupa ou nas botas. Devemos retirar a roupa impermeável antes de entrar na tenda. E convém fazer o mesmo quando nos referimos às botas. Devemos sacudir e retirar toda a neve da roupa e se por acaso ainda assim alguma humidade por acidente entrar na tenda, deverá ser de imediato absorvida com um pano seco ou uma pequena esponja.


A neve em pó, é uma neve muito fina que o vento arrasta como se fosse pó a sério. É uma faceta de acampar com neve que nos pode pôr loucos. Quando está muito frio, esta finíssima neve entra por todas as aberturas e buracos, podendo inclusive entrar pelo mosquiteiro da porta das tendas. Se existir um milímetro de espaço no local onde se unem os fechos da tenda, aí se colará a neve em pó.


Com este tipo de tempo, o único que podemos fazer é esperar deitados e ir varrendo a neve conforme esta vai entrando, para que não tenha tempo de derreter. A neve em pó é geralmente um problema de alta montanha, mas às vezes também acontece em zonas mais baixas.


A vida numa tenda

A vida no campo é surpreendentemente simples, quando está tempo de verão e caminhamos até ao anoitecer, sendo a tenda simplesmente um sítio para dormir, porque nos oferece protecção em caso de chuva ou da existência de insectos. Não existem os problemas de secar a roupa, as botas ou a própria tenda. Por vezes nem será necessário montar a tenda, bastando desenrolar o saco cama e metermo-nos nele para dormir.
No entanto, normalmente a vida do campista não é tão simples. Durante as viagens que durem vários dias, existem diversas tarefas que é preciso realizar. Impermeabilizar ou encerar as botas, lavar e secar a roupa, e inclusive fazer pequenas reparações na roupa ou no equipamento. Ainda que os percursos sejam curtos, por vezes temos que secar a roupa e a tenda antes de nos pormos em marcha novamente pela manhã.




Montar o acampamento

Depois de encontrado um bom local para acampar, o primeiro que se deve fazer é acender um fogão. Isto significa que quando terminemos de montar a tenda, teremos um copo de chá ou café quentes à nossa espera. Se caminharmos com alguns amigos, delegamos esta tarefa a um deles, enquanto os restantes vão montando as tendas. Quando está mau tempo, é psicológicamente benéfico montar primeiro o tecto duplo impermeável da tenda, e depois, antes de montar a tenda interior, reunir debaixo do tecto duplo para tirar a roupa impermeável que eventualmente pingará e meter esta roupa numa bolsa de plástico ou num saco de forma a não molhar ninguém, e então, confortáveis e secos desfrutar de uma infusão. É fundamental em qualquer época do ano, manter a tenda interior o mais seca e confortável que seja possível. É bastante sociável poder desfrutar todos juntos, dessa primeira infusão debaixo do tecto duplo.


Após relaxar um pouco, pode-se proceder à montagem da tenda interior de forma que fique seca e confortável. De seguida colocam-se as mochilas no extremo do tecto duplo retirando destas o que seja imprescindível como seja o saco cama, a colchonete, o fogão, a comida, a lanterna bem como um livro se tiver o hábito da leitura.
Em tempo seco, é bom extrair o saco cama da sua cobertura, e pegar nele com as duas mãos pela boca do saco e sacudi-lo para que fique bem fofo. Desta forma também se desamassa as penas ou o enchimento sintético que se enche de ar. De seguida estende-se o saco cama para que possa arejar um pouco, colocando-o sobre a tenda ou sobre alguma rocha que esteja perto. Os sacos cama costumam ganhar odores quando são muito usados, pelo que será boa ideia colocá-los a arejar sempre que seja possível. Se o saco cama tiver fecho lateral, deve-se abrir completamente para permitir que o ar entre com maior facilidade.


Após ter-se montado a tenda, estendido a colchonete e colocado o saco cama a arejar, é hora de procurar um local para cozinhar. No Inverno e quando está mau tempo, o final da tenda exterior pode-se converter em armazém e cozinha ao mesmo tempo. Pode-se sempre deixar ficar nessa área a mochila, porque fica à mão e não ocupa espaço vital dentro da tenda.


As mochilas costumam ter fivelas, armaduras e fechos que podem danificar o chão interior da tenda. Também podem estar sujas e/ou molhadas, pelo que ambas são boas razões para as deixar fora do espaço vital da tenda. Alguns montanheiros gostam de deixar a mochila fora da tenda toda a noite, ficando cobertas com um saco de plástico grande (daqueles que se usam para o lixo), ou com coberturas impermeáveis específicas para cobrir mochilas, que também se usam para esse fim quando caminhamos em tempo de chuva, impedindo que a mochila fique molhada.


Se não houver muito espaço disponível neste extremo da tenda exterior, esta é uma boa alternativa.


Tenham sempre muito cuidado com os locais que escolham para acampar e sempre que possível sigam estes conselhos que, por certo, os ajudarão a desfrutar mais dos acampamentos.

De seguida apresentamos mais algumas imagens de acampamentos realizados pelo CMB, para que possam disfrutar.

Boas caminhadas













4 comentários:

  1. Bons conselhos! parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! obrigado pelo optimo conteúdo.
    Uma questão, gostaria de tirar um curso de montanhismo na zona de Aveiro ou Porto, conhecem algum?

    Obrigado

    Tiago Bandeira

    ResponderEliminar
  3. Olá Tiago, obrigado pelo teu comentário, no entanto não faço ideia de quem possa ministrar esse curso nas áreas que pretendes. Posso-te aconselhar a consultar a FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (www.fcmportugal.com), sendo que é a entidade nacional legalmente responsável por este tipo de actividades. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos os elementos deste clube de montanhismo.
    Obrigado pelo excelente trabalho publicado e por todas as dicas e informações extremamente valiosas nele presentes.
    Fiz campismo desde os 4 anos de idade, ensinado pelo meu pai, companheiro e campista da velha guarda. Mais tarde optei pelo caravanismo, mas agora voltei à forma inicial pois há 2 anos roubaram-me a caravana da garagem.
    Sempre acampei no verão, mas este ano, eu e a minha esposa estamos a ponderar fazer uma nova experiência e acampar na neve na Serra da Estrela. Por esta razão, as vossas informações foram preciosas.
    Muito obrigado companheiros, bem hajam e bons acampamentos.
    Abraço
    José Carvalho

    ResponderEliminar

comentários