07 fevereiro 2012

Dia 08 Fev.2012 tem início a 1ª participação da equipa Portuguesa no Campeonato Europeu de Ski/Alpinismo

Este ano é a primeira vez que Portugal está representado no Campeonato
Europeu de Esqui Alpinismo, que começou no passado dia 4 e decorrerá até
dia 10 de Fevereiro, em Pelvoux - França.

Gonçalo Silva (Madeira), Henrique Claro (Lisboa), José Ferreira (Braga) e Nuno Caetano (Madeira) constituem aquela que será a primeira Selecção Nacional Portuguesa de Esqui Alpinismo.



Nuno Caetano é o mais experiente nesta modalidade, tendo já, por dois anos consecutivos, participado na conceituada prova de Pierra Menta. Chegou até a ficar entre os 50 primeiros.
Em 2010, esteve também na Patrouille des Glaciers, na Suiça, na qual participará também em Abril deste ano.
No ano passado, Nuno Caetano representou Portugal como atleta individual numa Prova da Taça do Mundo realizada em França.

Henrique Claro estreia-se nas competições. Há sete anos mudou-se de Lisboa para Chamonix, pois era o destino ideal para aprofundar os seus conhecimentos de escalada e alpinismo. Desde então é um esquiador assíduo no Inverno e no Verão é um apaixonado pelo BTT cross-country.

José Ferreira (Zé Nuno) veio propositadamente de Braga para participar no Campeonato Europeu. Chegou a Chamonix uma semana antes do Campeonato, para se juntar aos seus colegas, e treinar junto destes.
José Ferreira é triatleta e já terminou a mítica e dura prova Iron Man. É um excelente atleta, mas tal como Henrique Claro estreia-se nas Competições de Esqui Alpinismo.

O 'trailer' Gonçalo Silva é o quarto elemento desta equipa. Gonçalo tem participado em inúmeras provas de 'Trail running' (ultra-distâncias em montanha), tendo terminado o Ultra Trail Mont Blanc ( por duas vezes) e o Tor de Geant, em Itália.
Desde 2008, data em que se mudou para Chamonix, tem vindo a participar em provas de esqui alpinismo.

Esta Selecção vai competir nas provas Individual Sénior,



Vertical Race (individual)



e Estafeta (em equipa).



A primeira prova será a Individual Sénior na quarta-feira, dia 8, uma prova técnica que levará os atletas a subir 1450 metros e a descer um total de 1850m.
A Vertical Race consiste numa subida de 1010m, começando aos 1250m de
altitude e terminando aos 2260m.
A última prova no dia 10 de Fevereiro, é a Estafeta. Cada elemento fará uma volta ao circuito, semelhante à prova do primeiro dia, mas com apenas 120 m de desnível.
Estas provas exigem equipamento técnico: as 'peles de foca' para as subidas; o arnês, os crampons e o kit ferrata para segurança nas passagens mais técnicas; e o material de sobrevivência em caso de avalanche, a pá, a sonda e o emissor ARVA.

Os atletas Gonçalo, Henrique e José Nuno estão conscientes de que não estão ao nível dos restantes atletas deste Campeonato, no entanto este factor não os tem desmotivado nos treinos, muito pelo contrário.
Já com outra ambição está Nuno Caetano, que tem trabalhado arduamente nos últimos treinos de forma a aperfeiçoar aspectos mais técnicos, e tem sido o elemento impulsionador e dinamizador desta equipa.

Esta Selecção conta com o apoio da Federação Portuguesa de Campismo e
Montanhismo de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários