12 julho 2018

Montanhismo



Equipamento básico

Acampar na neve





É perfeitamente possível acampar na neve e passar uma noite confortável e quente. Para tal, devemos prestar especial atenção no isolamento do nosso corpo do frio.



As tendas iglú podem-se colocar sobre a neve, previamente pisada e alisada sem a necessidade de espetar espeques. Em caso de necessidade podem-se usar espeques específicos para neve ou  substituir por sacos cheios de pedras, ou neve, ou qualquer coisa que ofereça uma maior superfície.





Para bivacar existem diferentes opções. Num bosque de coníferas, por exemplo, pode-se escavar uma pequena cova ao redor do tronco da árvore e debaixo da ramagem desta. Acomodando-o às nossas necessidades, podemos obter um bom refúgio desta forma.




Também se pode fazer uma cova na neve. Faz-se debaixo de um monte de neve numa pendente que se escava para formar um refúgio. O tamanho deve ser o necessário para albergar o número de pessoas necessário. Fazer um refúgio maior, apenas nos fará perder tempo, trabalhar mais e obter um ambiente mais frio.




 As paredes deste refúgio devem ser côncavas e devem ser alisadas convenientemente para que a neve que se derreta deslize para os lados e não nos molhe.




O solo deve ser devidamente isolado para evitar as perdas de temperatura.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários