11 abril 2018

Montanhismo



Equipamento básico

A Roupa





Se tivermos diferentes camadas de roupa cumprimos vários objetivos. Ao vestirmos várias camadas formam-se uns espaços intermédios de ar quente entre elas, que evitarão as perdas de calor e que o frio exterior entre.




Além disso, em caso de serem excessivas podemos sempre livrar-nos delas e guardá-las na mochila para serem usadas novamente se for necessário.




Combater o frio não é apenas uma questão de agasalho, tampouco devemos esquecer o exercício e a alimentação. Uma marcha a um ritmo constante proporcionará calor, da mesma forma que uma comida abundante ou quente. Isto deve ser levado em conta tanto no verão como no inverno.




Perante o calor, o modo de actuação é completamente diferente, mas não é por isso que nos devemos descuidar. Actualmente, as camisolas de algodão serão a opção mais correta, pois ainda que fiquem empapadas em suor secarão rapidamente ao sol. Além disso, o ar ao atravessar a peça de roupa húmida, vai-nos arrefecer demasiado.




Por muito calor que esteja não devemos esquecer algumas regras básicas perante o sol. Devemos proteger-nos dele de diferentes formas. Se o sol incidir directamente sobre a pele pode queimar-nos sem que demos conta disso, necessitaremos de mais água e correremos o risco de sofrer uma insolação, algo muito perigoso se nos encontrarmos em plena montanha.




Para o evitar devemos levar sempre vestida uma camisola e a cabeça protegida. Se formos particularmente sensíveis perante os efeitos do sol não teremos dúvidas em levar vestida uma camisola de manga comprida e utilizar cremes protetores.



Ainda que as chuvas não sejam habituais no verão, as tempestades são frequentes nesta época, principalmente nas zonas montanhosas, pelo que deveremos levar na nossa mochila um impermeável na previsão desta possibilidade.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...




Boas caminhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários