21 fevereiro 2018

Montanhismo




Equipamento básico

Botas






Que devemos procurar numas botas de montanha? Em primeiro lugar, devem ser confortáveis, tudo o resto será inútil se após algumas horas de caminhada ou de qualquer atividade, sentirmos que o nosso calçado se converteu numa câmara de tortura para pés.




 Por isso devemos ter extremo cuidado quando as adquirirmos e dedicar-lhes mais tempo do que quando compramos um calçado normal.





Devemos ter em conta que utilizaremos as botas de montanha com meias grossas e em determinadas ocasiões com vários pares de meias. Portanto quando formos comprar umas botas devemos levar connosco as meias e fazer a prova das botas com as meias calçadas.






Devemos poder mover os dedos dos pés, sem que os pés deslizem no interior da bota. Se nos apertarem demasiado os pés, podem dificultar a circulação e originar a congelação dos pés.
As botas devem estar preparadas para suportar todo o tipo adversidades e os terrenos mais agrestes. Em apenas uma jornada podemos deparar-nos com água, lama, rochas, neve e gelo, pelo que devem ser bastante resistentes.





Para que nos protejam e nos permitam caminhar sobre solo nevado ou gelado e sobre pendentes pedregosas, devem também ser rígidas, mas não ao ponto que seja impossível utiliza-las em terrenos menos duros.





Os tornozelos requerem que o cano da bota seja suficientemente alto para proteger os tornozelos das torções.




As botas também devem ser suficientemente flexíveis para a utilização de crampons.





A sola deve agarrar-se bem a todos os terrenos e desta forma evitar escorregadelas. A parte superior deve ser bastante aberta de forma a podermos calçá-las sem problemas, mesmo que se encontrem molhadas.
É conveniente que as botas sejam reforçadas na biqueira e no tacão, o que protege os pés em variadas situações.





Convém saber que as costuras são as zonas mais frágeis da bota e que portanto, aquelas que têm menos costuras costumam ser as mais resistentes à abrasão e à água.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários