02 março 2017

Expedições Polares




Hipotermia






Hipotermia é a caída da temperatura corporal central abaixo de 35ºC (o normal é 37ºC). Não costuma ocorrer em pessoas saudáveis e vestidas adequadamente, mas pode ocorrer em lesionados e em pessoas que vestem roupas inadequadas ou molhadas.





Geralmente desenvolve-se insidiosamente ao longo de várias horas, mas pode ocorrer em poucos minutos se a pessoa cair na água gelada.





As manifestações são semelhantes às de uma bebedeira: a vítima apresenta má coordenação, cai, fica confusa e treme incontrolavelmente. Pode negar veementemente o assumir que algo está mal e recusar ajuda. Se não se tratar, acabará por entrar em coma e morrerá.





Os entendidos diferem de opinião no que respeita ao tratamento da hipotermia grave, o que deu origem a discrepâncias nas recomendações que aparecem nos livros técnicos. No entanto estas controvérsias são irrelevantes para a maioria das expedições que não levam consigo o evoluído equipamento de reanimação que alguns grupos de resgate dispõem atualmente. O objetivo do tratamento é restaurar a temperatura corporal central da vítima.





Deve-se refugiar em algum lugar abrigado, retirar a roupa molhada ao paciente e envolve-lo em material isolante seco como por exemplo, um saco cama.





 Para restaurar a temperatura corporal, é de grande utilidade beber líquidos quentes, aquecer o ar ambiente através de um fogão e partilhar o calor corporal de um resgatador saudável. As bolsas aquece-mãos podem ser úteis se as tivermos, mas devemos ter cuidado para não provocar queimaduras.



Não se deve dar álcool a beber. Mesmo que tenha recuperado a temperatura corporal, a vítima pode estar ainda confusa. Durante as 24 horas seguintes deve descansar debaixo de vigilância extrema.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários