12 outubro 2016

Outras doenças tropicais




Dengue ou febre quebra-ossos






Mosquitos tais como Aedes aegypti e A. albopictus são os que transmitem o vírus do dengue de um ser humano para outro, praticamente em todo o Trópico, mas especialmente no Sudeste asiático e nas ilhas das Caraíbas.







 A transmissão é cada vez mais frequente em zonas urbanas.





Na maioria dos viajantes estrangeiros, o dengue origina febre acompanhada de cefaleias, dor de costas, atralgia e mialgia (febre quebra-ossos).





 Após uma pausa transitória da febre, aparece uma erupção cutânia avermelhada bastante evidente.





 Podem ver-se petéquias na pele e a conjuntiva ocular.





Normalmente, a contagem de glóbulos brancos no sangue apresentam leucopenia com linfocitose relativa; existe também trombopenia.





 O diagnóstico pode-se confirmar através da análise serológica de duas amostras sanguíneas, uma colhida imediatamente e a outra após duas semanas da doença aguda.





O dengue hemorrágico e o choque por dengue são formas graves de dengue que ameaçam a vida. Ocorrem quase exclusivamente em crianças que cresceram em zonas endémicas e contraem o dengue pela segunda vez.





O tratamento do dengue é sintomático: repouso na cama, controle da febre e paracetamol.





O dengue previne-se usando roupa adequada (larga) durante as horas do dia em que os mosquitos picam e aplicando repelentes que contenham DEET na superfície exposta.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...






Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários