28 setembro 2016

Outras doenças tropicais


Cegueira dos rios ou oncocercose






Em locais da África Oriental, Ocidental, Central e Meridional; no México e América Central e na zona Nordeste da América do Sul, existem pequenas moscas negras (exemplo da Simulium Damnosum) que transmitem esta parasitose de um ser humano para outro, nas proximidades das correntes e rios de curso rápido.






 Os vermes adultos vivem em nódulos subcutâneos, principalmente na zona da cintura.





Produzem uma grande quantidade de microfilárias que causam irritação, alterações da pigmentação e da textura da pele, e lesão ocular que com o tempo conduz à chamada "cegueira dos rios".





Existem viajantes que contraíram oncocercose após pequenas estadias nas zonas de transmissão.





O diagnóstico de despiste é efectuado pelo exame de eosinofilia no hemograma. O diagnóstico concreto consiste na detecção de microfilárias móveis, mediante observação microscópica de pedaços de pele retirados das zonas infectadas.





O tratamento com Ivermectina é eficaz, mas deve ser supervisionado num hospital, porque temporalmente pode originar uma exacerbação das lesões cutâneas e oculares.





Para prevenir a infestação deve-se vestir roupas de cores claras com mangas compridas e calças largas e aplicar repelente que contenha DEET nas zonas expostas da pele.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários