12 agosto 2015

Participação do CMB no Andorra Ultra Trail – Ronda dels Cims




De 26 a 28 de Junho disputou-se em Andorra, mais um Andorra Ultra Trail Vallnord. Este evento contava com quatro provas: a Ronda dels Cims com 170km´s com 13500 metros + (desnível positivo), a Mitic com 112km´s e 9700 metros +, a Celestrail com 83km´s e 5000 metros + e a Marató del Cims com 42km´s e 3000 metros +.
O Clube de Montanhismo de Braga fez-se representar com o atleta José Ferreira na prova mais longa, a Ronda dels  Cims.





Depois de em 2013 ter sido finisher no Ultra Trail do Mont Blanc, José Ferreira procurava um novo desafio e uma forma de levar mais uma vez o nome do CMB para fora de portas. Já no ano passado o Zé Nuno esteve com intensão de disputar esta prova mas por razões várias teve que adiar a sua participação. 



Neste ano, segundo o próprio, a preparação correu como esperava mas uma pequena lesão na perna direita que ocorreu um mês antes da prova, colocavam algumas interrogações quanto à capacidade física para terminar um trail com esta quilometragem mas principalmente com este desnível positivo acumulado ( 13 500 metros positivos).






A Prova

Às 7h00 do dia 26 era dada a partida para a Ronda dels Cims.



 Com uma meteorologia bastante favorável para o dia 26 e seguintes, os cerca de 400 participantes iniciavam este Ultra Trail que passava por 16 cumes, 8 deles acima dos 2600 metros e entre os quais se destacam o Pic  Comapedrosa, Collada Ferreroles, Clot Cavall, Pic Negre, Cresta Cabana Sorda ou Portella de Sanfons. A altitude média da prova situava-se nos 2100 metros. No primeiro dia a prova teve um grau de dificuldade acrescida devido ao imenso calor que assolou a prova. O nosso atleta também foi um dos afetados pelo calor, tendo tido alguns problemas com a ingestão de sólidos e que o forçaram a adoptar um ritmo mais lento. Certo é que com uma ingestão reduzida o rendimento baixa e as dificuldades durante as primeiras 24h de prova foram mais do que as esperadas.



 Com algum descanso e uma retoma normal da alimentação no primeiro abastecimento Base de Vida, aos 73km em Margineda (Saint Juliá de Lloria) às 7h de sábado, o Zé Nuno retoma a prova para afrontar os 100 km's seguintes e os restantes 7 500 metros de desnível positivo. Apesar de no segundo dia as temperaturas serem superiores, o facto do Zé Nuno voltar a alimentar-se de uma forma normal, permitiu-lhe afrontar a subida ao Pic Negre de forma positiva. Esta subida que se iniciava aos 75 km´s, era uma das principais dificuldades da prova, pois contava com uma primeira ascensão que ia dos 900 até aos 1600 metros de altitude e de seguida os atletas efetuavam uma descida até aos 1300 metros para depois efetuar uma ascensão continua até aos 2830 metros de altitude (Pic Negre- km 95). Após a ascensão de mais 4 cumes e 35 km's, o Zé Nuno chega à estância de Ski de Pas de la Casa (2º abastecimento Base de Vida) por volta das 4h de Domingo, já com a companhia de um amigo de montanha catalão. Após quase 48 horas de prova, os abandonos já ultrapassavam os 40% participantes. 



Depois de se alimentar e descansar cerca de 1 hora, o atleta do CMB parte para os últimos 40 km´s onde teria que afrontar três cumes a 2600 metros de altitude e cerca de 3000 metros de desnível positivo. Com o relógio a aproximar-se da hora limite (62 horas), o Zé Nuno entra no vale de Ordino por volta das 17 horas e com cerca de 10 km´s para percorrer até à meta instalada em Ordino. Nesta fase, o atleta do CMB trazia um problema provocado pelo sobre aquecimento das plantas dos pés, o que fez com que os últimos 10 km's parecessem intermináveis e só passadas quase 2h30 é que o Zé Nuno consegue finalmente cortar a meta com um tempo final de 60h25min, obtendo o 145º lugar dos 160 finalistas e onde cerca de 210 atletas não conseguiram concluir a sua aventura. Segundo o atleta do CMB, o tempo de prova não foi o que inicialmente tinha previsto, mas dados os contratempos sempre imprevisíveis numa prova desta dimensão, o resultado final foi satisfatório e a experiência de percorrer parte da Alta Rota Pirinaica foi inesquecível.





Parabéns ao Zé Nuno pela sua excelente prova e pelo facto de mais uma vez levar o nome do CMB além fronteiras.

1 comentário:

comentários