12 fevereiro 2014

Problemas psicológicos nas grandes expedições (3ª parte)




Problemas individuais

Existe uma quantidade de problemas psicológicos e psiquiátricos que podem afectar as pessoas no decorrer das expedições. Se existirem antecedentes em relação a algum destes problemas será fundamental antes da expedição ouvir a opinião de um especialista e seguir os seus conselhos.






Ataques de pânico

Podem afectar qualquer pessoa e podem ocorrer espontaneamente. Muitas vezes o ataque de pânico é precipitado por uma situação temida pela pessoa. Os ataques caracterizam-se por pânico extremo e por vezes as pessoas descrevem uma sensação de morte iminente.





O pânico é acompanhado por sintomas físicos, tais como, dores torácicas, visão turva, enjoo e formigueiro nos dedos das mãos e dos pés. A pessoa costuma apresentar falta de ar e hiperventila. Por sua vez, os companheiros que nunca assistiram a um ataque deste género, costumam ficar alarmados o que faz com que a vítima se sinta ainda pior.





O tratamento imediato perante um ataque de pânico será o de tranquilizar a vítima e fazer que respire para dentro de um saco de papel ou de plástico colocado à frente do seu nariz e da boca. Se for usado um saco de plástico, deverá ter-se cuidado em nunca se cobrir toda a cabeça com ele.





Com o tempo, os ataques de pânico tendem a ser menos frequentes e menos graves. Se os ataques persistirem, será conveniente consultar um especialista, que prescreva medicação e/ou alguma terapia psicológica.






Depressões

Qualquer pessoa numa expedição está sujeita a ver-se alvo de uma situação de depressão. Ocasionalmente alguém pode apresentar uma doença de contornos depressivos. Pode ocorrer, por exemplo, após padecer-se de uma doença infecciosa, ou após um outro factor desencadeante, como seja receber más notícias da família. No entanto, a causa pode não ser imediatamente evidente para os outros elementos do grupo, ou inclusive para a própria vítima.





Além de um estado de ânimo deprimido e falta de energia, outras manifestações características da depressão são as seguintes:

. Dormir mal e especialmente despertar cedo após uma noite sem repouso.
. Anorexia
. Dificuldade de concentração mental.
. Choro frequente.
. Preocupações e sentimento de culpa.
. Pensamentos de suicídio ou de auto-mutilação.






Se estas características ocorrerem todas em simultâneo, ou se verificarmos que estamos  perante um conjunto significativo de algumas destas manifestações, será necessário tomar o assunto como muito sério. A vítima pode melhorar por si mesmo, mas se piorar ou se pensarmos que existe risco de suicídio, será conveniente repatriar a vítima para casa para que tenha o devido acompanhamento.






Estados de confusão agudos

Em comparação com os ataques de pânico e as depressões - os quais são mais frequentes - os estados de confusão agudos são raros. As suas manifestações características são as seguintes:

. Comportamento estranho e inexplicável.
. Convicções de perseguição estranhas e frequentes.
. Alucinações visuais ou auditivas.
. Desorientação no tempo, no espaço e em termos pessoais.






Qualquer uma destas manifestações pode coexistir com alterações a nível da consciência, o que será um sinal inequívoco de gravidade. O paludismo e o golpe de calor, são duas das muitas causas que podem originar um síndroma de confusão agudo. Também pode ser induzido pela ingestão de drogas. Claramente, nenhum membro da expedição devia consumir drogas ilegais,  nem drogas locais, nem de ervas nem de qualquer outro tipo.





Alguns medicamentos também podem causar um estado de confusão agúdo. Por exemplo, existem informações de que o antipaludismo mefloquina (Lariam) pode causar transtornos transitórios do estado de ânimo e confusão.  É raro que isso aconteça, mas mesmo que seja o caso, nem por isso se deve interromper a profilaxia da malária. Também podem surgir estados de confusão consecutivos perante situações de traumatismos craneoencefálicos. O aparecimento de sintomas perante esta situação de traumatismo pode surgir apenas passados vários dias. Esta é uma urgência extrema, que exige que a vítima seja evacuada imediatamente.




Esperemos ter sido úteis com mais este artigo, na próxima semana regressamos à abordagem deste tema. Até lá…





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários