04 outubro 2012

O CMB vai para Peña Ubiña

Um pequeno grupo de elementos do CMB vai aproveitar o fim de semana prolongado para tentar conquistar o cume de Peña Ubiña, tornando esta expedição,  uma  actividade extra do plano de actividades do CMB. Este grupo tem planeado saír de Braga na próxima 6ª feira, dia 05 de Outubro de 2012, ao final do dia e regressar no domingo, dia 07 De Outubro de 2012.



Peña Ubiña é uma montanha com 2417 metros de altitude. É uma das mais altas da Cordilheira Cantábrica, e, juntamente com os Picos del Fontán, a mais alta do Maciço de Ubiña.

O topónimo Ubiña (em asturiano Ubina ou Obina) procede do adjectivo latino “albinus”, de “cor branca”, tal como os topónimos Oviñana e Ouviñana.

Visivel da cidade de León, o pico é um dos mais importantes e conhecidos da provincia e também das Astúrias.


O percurso que está estipulado efectuar é o seguinte:




Deixaremos a viatura no parque de estacionamento em Tuiza de Arriba (1.200 metros de altitude). 




Atravessaremos as ruas empedradas da povoação e passaremos o prado del Albo. Seguidamente passaremos el Portillo de Braña Luenga de onde já se avista o cume de Peña Ubiña. 




Seguidamente superaremos os verdes prados que se estendem até ao circo de cumes onde se encontra o caprichoso refúgio de Meicin (1.545 metros de altitude). À volta do refúgio fica um privilegiado local de acampamento e será onde instalaremos o acampamento base.




Após montar o acampamento e efectuar um pequeno descanso, retomaremos a marcha pela ampla depressão Cerreos-Ubiña, trepando por um sinuoso trilho que termina em Alto Terreros (1.933 metros de altitude).



A partir deste ponto a pendente de Riotuerto é bastante acentuada  e entre cascalheira e pedras deparar-nos-emos  com um pronunciado e descomposto canal que nos conduzirá ao cume de Peña Grande (2.417 metros de altitude).




Embora para um dos elementos do grupo esta montanha já não seja novidade, para os restantes elementos será uma estreia e concerteza,  como já é costume, deixarão o CMB orgulhoso.

Contamos trazer mais esta vitória para o rol de conquistas do Clube de Montanhismo de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários