01 março 2009

MacGyver - construindo um fogão a álcool

por: EduardoVieira
Para aqueles que fazem principalmente caminhadas de um dia e que gostariam de poder aquecer a sopa ou fazer um café na pausa para almoço proponho a construção de um fogão ultra ligeiro que funciona a álcool a 96% ou desnaturado.
O projecto é mais uma adaptação das muitas versões do básico fogão a álcool que podem ser encontradas por essa internet fora. Para um ponto de partida sugiro dois sites básicos: en.wikipedia.org/wiki/Beverage-can_stove e zenstoves.net; mas uma pesquisa com as palavras “beverage can stove” dar-vos-á uma lista gigantesca de sites com informação relevante sobre o tema.
Experimentei com vários desses desenhos e construí vários dos projectos que encontrei até chegar a este que aqui proponho. Assumindo que se possuem as ferramentas básicas abaixo referidas o custo do projecto é o equivalente apenas ao custo da lata (€ 0,25 neste caso). De referir que ao contrário da maioria dos projectos que encontrei, este é mais “amigo do ambiente”, usando apenas uma lata para a sua construção. Esta é outra das vertentes do projecto, a reciclagem. (mais aqui)

2 comentários:

  1. Ola a todos os bravos do clube de montanhismo! Isto esta memso evoluido, já há um blogue e tudo! Não consigo aceder à pagina da construçao do fogão, é preciso uma password! Era bom que pudessem por aqui no blog o acesso total ao ficheiro.

    Elisabete Marques

    ResponderEliminar
  2. estamos a tratar do assunto, obrigada pela alerta mas já tinhamos dado conta.

    ResponderEliminar

comentários