18 fevereiro 2009

as actividades de 2008

O ano de 2008 foi cheio de aventuras, Serra da Estrela, Gredos, Ubiña, Trevinca, Elbrus e claro não poderia faltar o nosso Gerês e a Peneda.
Logo em Janeiro foi realizada a primeira formação do clube em alpinismo já que as actividades de neve do ano estavam a começar. Foi um sucesso, 19 participantes um pouco de todo o país.
No carnaval mascarados de alpinistas, fomos para Gredos onde nos esperava um mega temporal. Para além da estafa de chegar perto do refugio pouco mais deu para fazer, mas lá conseguimos salvar a actividade ao fazer o “cuchillar
de las navajas”, e no regresso subimos um dos corredores que dá acesso ao cume do Morezon para finalizar a actividade.
De regresso a Espanha e desta vez para subir a Peña Ubiña. Viemos com mais aventuras para contar aos netos … “Isto é praxe??? Não Tem piada nenhuma! Onde esta o #?! do meu saco-cama?, eu não vou dormir assim …”. - Querer talvez não quisesse, mas teve de ser …, pois o saco cama tinha mesmo desaparecido e não era praxe.
De aventura em aventura 2008 ia passando … e desta vez capa de jornal, notícia na TV … o circo estava montado e os media no seu melhor (ou pior, pois falam de coisas que nem sabem o que é), enquanto dormíamos descansados, no Refugio de Veiga Redonda nos Picos da Europa, e caiu o maior nevão de 2008, mais de um metro de neve em poucas horas …
Entretanto algumas marchas pela serra do Gerês foram feitas.
No dia 25 de Julho alguns de nós rumaram ao tecto da Europa, o Elbrus. Mas não foram sós, o S. Pedro e o seu mau tempo também foram. Foi uma semana de stress, os dias passavam e o tempo não dava tréguas, vento, mais vento, mais neve … só no ultimo é que por um par de foi possível ter um céu limpo e lá estávam a 5.642m - no topo da Europa.
Em Setembro lá estávamos nós mais uma vez a caminho de Espanha e desta vez para Peña Trevinca. Fomos brindados com dois dias perfeitos, muito sol, céu limpo e nada de vento. Foi uma travessia magnífica, cerca de 40km de cume em cume no maciço de Peña Trevinca.
Em Outubro foi realizado o primeiro curso de montanhismo do clube que foi marcado pela disparidade de condições metereológicas - dilúvio, chuva fraca, tempo encoberto e um pouco de sol.
O ano acabou com o jantar/convívio de natal e uma caminhada no Gerês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários