Já publicamos aqui no Blog uma forma de como fazer auto resgate em caso de cair num buraco no gelo, hoje damos ideia de como alguém que assistiu à queda de alguém num buraco de gelo, pode proceder para ajudar essa vítima.
Alguém que caia num lago ou num rio através de um buraco no gelo, pode afogar-se em poucos minutos. Mesmo que consiga manter a cabeça fora de água, o choque afectará a respiração e o frio poderá paralisar os membros. Nestes casos, é fundamental agir com rapidez para salvar esta pessoa. Não devemos esquecer que todos os cuidados são poucos, não seria a primeira vez que em vez de existir uma vítima, passaram a existir duas ou mais, numa tentativa corajosa mas impensada de socorrer alguém.
Se a pessoa estiver consciente
. Mantenha-se fora do gelo, a não ser que não tenha outra alternativa para alcançar a vítima, mas nestes casos deve haver sempre outra pessoa para o puxar a si se porventura também você acabar por cair num buraco de gelo.
. Faça chegar até à vítima um pau com uma corda atada na ponta, se não tiver corda pode sempre improvisar com cachecóis ou outras peças de roupa.
. Se não conseguir alcançar a vítima a partir da margem, deite-se sobre o gelo para que o peso do corpo fique distribuído por uma área maior.
. Rasteje cautelosamente e empurre o pau à sua frente até alcançar a vítima. Não avance mais do que o estritamente necessário.
. Diga à vítima para esticar os braços por cima do gelo e bater com os pés, de modo a colocar o corpo o mais possível na horizontal. Isso diminuirá as probabilidades de ser arrastada para debaixo do gelo por qualquer corrente e facilitará a saída do buraco.
. Diga à vítima para agarrar o pau ou a corda com uma das mãos e quebre o gelo à sua frente com a outra mão, até encontrar uma zona suficientemente sólida para aguentar o corpo. Puxe pela outra extremidade do pau, para ajudar a vítima a içar-se para fora do buraco.
. Diga à vítima para bater as pernas e deslizar para cima do gelo.
. Logo que a vítima se encontre sobre o gelo, diga-lhe para se manter deitada e puxe-a para a margem.
Como formar uma cadeia humana
. No caso de haver várias pessoas para ajudar e não houver outra maneira de alcançar a vítima, formem uma cadeia humana.
. A primeira pessoa deve estender-se no gelo e rastejar em direcção da vítima, a segunda pessoa deve deitar-se no gelo e segurar os tornozelos da primeira, e assim sucessivamente até a cadeia ter o comprimento suficiente para alcançar a vítima a partir de um ponto seguro na margem.
Se a vítima estiver demasiado fraca para se agarrar a uma corda
. Ate na extremidade de um pau, uma corda com uma laçada.
. Estenda o pau ao longo do gelo até a laçada ficar ao alcance da vítima. Diga-lhe então, que passe a laçada pela cabeça e os ombros e a prenda debaixo dos braços. Em seguida puxe-a.
De regresso à margem
. Logo que a vítima esteja fora de perigo, verifique se respira.
. Se a vítima não respirar deve iniciar imediatamente a respiração artificial (boca-a-boca ou boca-a-nariz).
. Se a vítima respirar, envolva-a em peças de roupa ou cobertores secos sem a despir e leve-a para um local abrigado e aquecido.
. Uma vez abrigada, tire-lhe as roupas molhadas e envolva-a em roupa ou cobertores secos ou coloque-a num saco cama.
Boas caminhadas e prestem atenção onde colocam os pés.
Sem comentários:
Enviar um comentário
comentários