27 fevereiro 2009

corridas de montanha

Na última Assembleia-geral do Clube, foi lançado o repto de ser criada a Secção de Corridas de Montanha com o intuito de participar em actividades de montanha “um pouco mais rápidas”.
Pois bem, a Secção já “nasceu” e pretende dar a conhecer uma modalidade que ainda se encontra em expansão no nosso País. Existe mesmo já um Campeonato Nacional de Corridas de Montanha, mas que apenas desenvolve provas de distância média (5Km, 10 Km e 20 Km).
A secção de Corridas de Montanha do CMB pretende criar, a curto/médio prazo, uma equipa que procurará participar em algumas provas nacionais e internacionais. Assim, e dado o interesse já revelado por alguns sócios, o CMB tentará estar presente, já como equipa, no 2ª Ultra Trail da Geira/Via Romana (
www.pontocom.pt) a realizar no dia 6 de Junho e que terá a distância de 47 km. Todos os sócios interessados em participar deverão enviar um e-mail para a caixa de correio da secção (corridasdemontanha@clubemontanhismodebraga.org) a solicitar a sua inscrição.
Já a perspectivar o ano competitivo de 2010, serão realizadas, ainda em 2009, 2 provas de Ultra Trail (provas de corrida de montanha com mais de 42 km), uma a nível nacional e uma outra em Espanha, com vista à primeira participação do Clube de Montanhismo de Braga naquela que é considerada por muitos a melhor e mais dura prova de corridas de montanha (trail-run) do mundo, o Ultra Trail do Monte Branco (
www.ultratrailmb.com).
A prova nacional será o Trail da Freita (50 km), a realizar no mês de Julho e ainda sem data definida. O nível desta prova é considerado médio/alto devido ao desnível e ao tipo de terreno onde se desenrola.
A prova internacional onde o CMB estará envolvido corresponde à travessia denominada “Cavalls Del Vent” (
www.cavallsdelvent.com), que se desenrola nos Pirinéus espanhóis, mais precisamente no Parque Natural Cadí-Moixeró (Catalunha). É uma travessia de 100 km, com 5600 m de desnível positivo e outros tantos de desnível negativo. O objectivo será completar esta travessia em 2 dias. Em princípio, esta prova será efectuada na segunda quinzena de Junho, não estando ainda marcada uma data concreta. Estas duas provas permitirão arrecadar os pontos necessários para que se possa tentar efectuar a inscrição no Ultra Trail do Monte Branco 2010.

18 fevereiro 2009

as actividades de 2008

O ano de 2008 foi cheio de aventuras, Serra da Estrela, Gredos, Ubiña, Trevinca, Elbrus e claro não poderia faltar o nosso Gerês e a Peneda.
Logo em Janeiro foi realizada a primeira formação do clube em alpinismo já que as actividades de neve do ano estavam a começar. Foi um sucesso, 19 participantes um pouco de todo o país.
No carnaval mascarados de alpinistas, fomos para Gredos onde nos esperava um mega temporal. Para além da estafa de chegar perto do refugio pouco mais deu para fazer, mas lá conseguimos salvar a actividade ao fazer o “cuchillar
de las navajas”, e no regresso subimos um dos corredores que dá acesso ao cume do Morezon para finalizar a actividade.
De regresso a Espanha e desta vez para subir a Peña Ubiña. Viemos com mais aventuras para contar aos netos … “Isto é praxe??? Não Tem piada nenhuma! Onde esta o #?! do meu saco-cama?, eu não vou dormir assim …”. - Querer talvez não quisesse, mas teve de ser …, pois o saco cama tinha mesmo desaparecido e não era praxe.
De aventura em aventura 2008 ia passando … e desta vez capa de jornal, notícia na TV … o circo estava montado e os media no seu melhor (ou pior, pois falam de coisas que nem sabem o que é), enquanto dormíamos descansados, no Refugio de Veiga Redonda nos Picos da Europa, e caiu o maior nevão de 2008, mais de um metro de neve em poucas horas …
Entretanto algumas marchas pela serra do Gerês foram feitas.
No dia 25 de Julho alguns de nós rumaram ao tecto da Europa, o Elbrus. Mas não foram sós, o S. Pedro e o seu mau tempo também foram. Foi uma semana de stress, os dias passavam e o tempo não dava tréguas, vento, mais vento, mais neve … só no ultimo é que por um par de foi possível ter um céu limpo e lá estávam a 5.642m - no topo da Europa.
Em Setembro lá estávamos nós mais uma vez a caminho de Espanha e desta vez para Peña Trevinca. Fomos brindados com dois dias perfeitos, muito sol, céu limpo e nada de vento. Foi uma travessia magnífica, cerca de 40km de cume em cume no maciço de Peña Trevinca.
Em Outubro foi realizado o primeiro curso de montanhismo do clube que foi marcado pela disparidade de condições metereológicas - dilúvio, chuva fraca, tempo encoberto e um pouco de sol.
O ano acabou com o jantar/convívio de natal e uma caminhada no Gerês.